Automações para Instagram: você está colocando seu perfil em risco ao usar a ferramenta errada?

O Instagram pode banir uma conta por uma série de motivos, mas você sabia que seu perfil pode ser excluído da rede social caso você use uma ferramenta que burle as limitações impostas pela própria API do Instagram?

Por isso é necessário respeitar as regras, mesmo que isso signifique nem sempre conseguir automatizar alguns processos. Melhor respeitar as limitações impostas do que colocar a conta de sua empresa e os dados de seus usuários em risco.

Vamos ver exatamente o que há de errado com automatização de processos que são limitados pela API e o que você pode fazer para manter seu trabalho seguro.

Por que algumas funcionalidades no Buzzmonitor não estão liberadas para Instagram?

O Instagram não permite que ferramentas, sites e aplicativos terceirizados e não autorizados automatizem alguns processos para perfis do Instagram. Caso essas ferramentas façam isso, elas estão indo contra os Termos de Serviço (TOS) do Instagram.

Com o objetivo de preservar a comunidade que construíram e desenvolveram com uma base de usuários autêntica, o Instagram é firme em sua decisão de manter uma abordagem prática e e focar na experiência do usuário.

Por isso, alguns recursos são liberados apenas para Instagram Partners, como o Buzzmonitor, empresas que se mostram idôneas e que seguem as regras impostas pela rede social. Porém, ainda assim algumas funcionalidades não estão disponíveis nem mesmo para os Partners e esta decisão deve ser acatada, visando a segurança da empresa e dos clientes.

Essas funcionalidades não estão liberadas pelo Instagram: 

  • Agendamento de Stories, Instagram Reels, IGTV e formato carrossel;
  • Agendar posts com marcação de produtos no Instagram Shopping;
  • Desativar comentários em posts do feed, inserção de texto alternativo, marcar localização, e agendamento de primeiro comentário.

Ou seja: qualquer empresa que oferecer essas possibilidades (e tantas outras que não são autorizadas pelo Instagram) estará colocando sua conta e os dados de seus clientes em risco.

A boa notícia é que o Instagram está liberando cada vez mais funcionalidades para parceiros oficiais, como o Buzzmonitor, aprimorarem sua entrega.

Essas funcionalidades estão liberadas pelo Instagram:

  • Agendar postagens em formato de foto e vídeo;
  • Marcar perfis na publicação;
  • Agendar postagens para mais de um perfil simultaneamente;
  • Coletar e interagir em comentários do perfil.

Além disso, recentemente o Instagram anunciou no F8 Refresh novas liberações da API, que logo logo estarão disponíveis para uso:

  • Coleta e atendimento de mensagens diretas, menções nos stories e respostas privadas;
  • Automações de respostas para as mensagens diretas.

Mas como algumas ferramentas conseguem burlar essas limitações?

Essas ferramentas fazem uma espécie de “engenharia reversa” com a API do Instagram e tornam possível a automatização de processos para a rede social. Mas claro, isso coloca em risco inúmeras contas de usuários.

Como identificar quais são as ferramentas seguras?

Uma maneira segura de identificar se a ferramenta não é segura é a tela de inscrição.

As ferramentas de terceiros não devem armazenar detalhes de inscrição de usuários, especificamente senhas (dado confidencial). Ou seja: todo e qualquer aplicativo que solicitar a sua senha está fazendo algo não permitido pelo Instagram. Se você precisar fornecer sua senha, você estará se colocando em risco.

O Buzzmonitor NUNCA pedirá a senha dos usuários para autenticar um perfil à plataforma, até porque, hoje, este processo é feito via Facebook e nossa autenticação funciona com padrão OAUTH, garantindo a segurança do cliente e a nossa também. Leia mais sobre o processo de sincronização aqui.

Além disso, procure se informar a respeito de empresas que são Instagram Partners. Esse selo é oferecido apenas para empresas seguras, que respeitam os dados dos usuários e que agem dentro das regras impostas pela rede social.

E como os usuários podem ser punidos?  Alguém foi de fato penalizado?

Os usuários e os proprietários de ferramentas de automação que oferecem agendamento automático de Instagram, por exemplo, foram punidos. MassPlanner e Instagress, duas das maiores empresas do ‘Automated Bot’, foram forçadas a fechar suas portas no início deste ano.

Uma encheu a rede social com milhares de comentários feitos pelo bot e outra permitiu que as pessoas executassem 40 contas do Instagram de uma só vez, redirecionando o conteúdo dos usuários sem permissão, novamente enchendo os usuários com comentários que se tornaram SPAM.

Desde a polêmica envolvendo o caso da Cambridge Analytica, o Facebook e o Instagram, por consequência, fizeram uma série de modificações em suas APIs para garantir a segurança dos usuários. Leia mais no artigo da The Verge.

Veja abaixo algumas consequências que podem acontecer:

1. Sua senha pode ser vazada por qualquer vulnerabilidade na ferramenta ilegítima

E pessoas não autorizadas podem ter acesso ao perfil de sua marca. Consegue imaginar o impacto que uma postagem não desejada em um canal oficial da sua marca pode ter?

Usuários de ferramentas brasileiras relataram exposição de login e senha do Instagram de clientes que já usaram plataformas do gênero.

Para evitar situações como essa, todo o acesso ao Buzzmonitor é feito por social login. Assim, diferentes analistas podem executar o trabalho sem ter acesso aos dados de login do perfil da marca.

2. Sua conta pode ser banida ou desativada

Esse é o pior cenário do que poderia acontecer com sua conta. Inúmeras pessoas acabam se arriscando e vinculando seus perfis a esses aplicativos, mas a consequência disso pode ser muito grave.

O Instagram está realizando uma força-tarefa para deletar todas as contas que usam ferramentas inapropriadas, tendo excluído 174 milhões de contas apenas em dezembro de 2018.

3. Suas postagens podem ser excluídas

Acredite, isso realmente pode acontecer. Clientes de ferramentas brasileiras já reportaram problemas com Facebook deletando todos posts agendados pela plataforma inadequada.

Recentemente, clientes de mais de 300 mil páginas no Facebook tiveram postagens excluídas sem aviso prévio.

4. Você pode ser bloqueado

Basicamente a conta ainda fica ativa, mas não é mais possível administrá-la, ou seja, você deixa de ser proprietário de sua conta. E nem adianta tentar pedir ajuda ao suporte do Instagram, porque ele é praticamente inexistente.

5. Menos interação, menor taxa de engajamento, baixo alcance

Outro ponto a ser considerado é que, se você estiver usando qualquer coisa que faça o agendamento automático do Instagram em seu nome, você nunca passará algum tempo no próprio aplicativo. Isso é ruim para o relacionamento com clientes e é justamente esse relacionamento que você está tentando construir.

Quanto mais rápido você responder às perguntas dos clientes, maiores serão as chances de eles levarem seus negócios para outro lugar.

O envolvimento é tão crucial para o crescimento no Instagram que estar no aplicativo quando você publica é importante para manter seu conteúdo no topo dos feeds de seus seguidores.

Eu parei de usar qualquer ferramenta de automação. Como posso ter certeza de que não haverá problemas futuros?

Você provavelmente autorizou o acesso desses aplicativos à sua conta do Instagram e por isso é recomendável que você averigue de vez em quando para ver quais ainda estão vinculados a sua conta.

Basta acessar o Instagram, clicar no ícone de engrenagem e em “Aplicativos autorizados” ver a lista de aplicativos associados à sua conta. Para remover qualquer um, basta clicar em “Revogar acesso”. Revise sua lista aqui.

Porém, alguns aplicativos que usam usuário e senha podem não aparecer nesta listagem. Então para evitar qualquer acesso à sua conta, recomenda-se que a senha seja trocada imediatamente.

Então, o que posso fazer ao invés disso?

Escolha uma ferramenta que ofereça recursos de automatização para Instagram que sigam as regras e que funcionam para você. E, hoje, há um Programa de Parcerias Marketing Partner do Instagram que permite acesso à API oficial do Instagram.

Isso significa que empresas que conseguem fazer parte deste programa podem fazer processos automatizados na rede social de forma legal. Saiba mais sobre o programa Instagram Partners aqui e aqui.

Em nossa plataforma disponibilizamos várias opções de agendamento para o Instagram e demais redes sociais, todas autorizadas oficialmente. Conheça aqui todas as possibilidades.

Referência: PLANN That

Gostou? Inscreva-se para receber nossos conteúdos

Automações para Instagram: você está colocando seu perfil em risco ao usar a ferramenta errada?
Rolar para o topo