4 dicas para escolher o influenciador certo

Influencers

3030 visualizações

4 dicas para escolher o influenciador certo

As marcas que usam influenciadores digitais, ou influencers, viram seu trabalho ser questionado nos últimos dias com a repercussão da polêmica sobre o youtuber Júlio Cocielo, que no último sábado (30) escreveu um tweet racista sobre o jogador Kylian Mbappé, da seleção francesa de futebol. Pouco tempo depois, diversas marcas que fizeram parcerias com ele se posicionaram, afirmando que encerrariam suas campanhas com o youtuber.

Em questão de horas, Cocielo viu sua carreira como influenciador declinar de forma irreversível.  E uma nova demanda surgiu: como se precaver que casos como este influenciem negativamente a repercussão de uma marca.

O caso deixa uma lição para as marcas: é preciso cautela durante a escolha do influenciador que irá falar em nome da empresa e monitorar de perto todas as publicações que são feitas por ele. Muitas marcas agora estão adotando a estratégia de verificar o histórico dos seus atuais influenciadores. Esse procedimento é fundamental para que marcas conheçam a fundo quem são as pessoas com que elas estão fazendo parcerias e que estão representando suas empresas para a mídia.  

Graziela Ferrari, Account Manager da E.life, listou algumas dicas importantes sobre o que é preciso checar antes de fazer uma parceria com um influenciador:

 

1. Monitore e armazene a timeline do influenciador que você trabalha: ele é alguém polêmico? De que forma se posiciona? O que costuma postar e sobre o que ele fala?

No Buzzmonitor é possível seguir um influenciador e coletar todas as publicações que ele faz no Twitter, por exemplo, mesmo que o influencer não mencione o termo do seu monitoramento.

Vá até Marcas e cadastre o perfil do influenciador na aba Twitter. O Buzzmonitor começará a coletar todas as publicações daquele perfil. Com a timeline armazenada, você poderá fazer rapidamente alguns relatórios importantes.

 

  • Monitore os termos mais citados pelo influenciador que você quer escolher

​​Essa é uma boa estratégia para entender sobre quais assuntos ele costuma falar: ele cita algum político em específico? Ele usa termos racistas? Ele menciona algumas marcas nas publicações?

Para isso basta criar um relatório com os Top Termos do período. Você conseguirá visualizar no gráfico quais os termos mais citados pelo influenciador durante o período escolhido por você (últimos 7 dias, últimos 30 dias, etc.).

Na aba Variáveis faça a seguinte configuração:

  • Agrupar por: Termo
  • Dimensão: Número de Publicações
  • Dividir: Sem divisão

Na aba Filtros selecione o período que você deseja monitorar e a rede social (no caso Twitter) na aba Serviços e pronto! Os principais termos aparecerão no gráfico para você.

 

  • Monitore as hashtags usadas pelo influenciador

​​Saber quais são as principais hashtags usadas pelo influenciador que você deseja escolher para uma parceria é importante para saber se ele se envolve em alguma polêmica, fala sobre assuntos sensíveis ou cita algum tema que possa gerar uma crise para a imagem de sua marca.

Na aba Variáveis faça a seguinte configuração:

  • Agrupar por: Hashtag
  • Dimensão: Número de Publicações
  • Dividir: Sem divisão

Na aba Filtros selecione o período que você deseja monitorar e a rede social (no caso Twitter) na aba Serviços e pronto! As principais hashtags aparecerão no gráfico para você.

 

  • Monitore os usuários que o influenciador mais menciona

​​Saber quais são os usuários mais mencionados pelo influenciador é importante para entender sobre quem ele fala.

Na aba Variáveis faça a seguinte configuração:

  • Agrupar por: Menção
  • Dimensão: Número de Publicações
  • Dividir: Sem divisão

Na aba Filtros selecione o período que você deseja monitorar e a rede social (no caso Twitter) na aba Serviços e pronto! Os principais usuários mencionados pelo influenciador aparecerão no gráfico para você.

 

  • Monitore as publicações feitas na página do influenciador

​​No Buzzmonitor é possível cadastrar a página de influenciador e coletar todas as publicações que ele faz no Facebook, por exemplo.

Vá até Marcas e cadastre a página do influenciador na aba Facebook. O Buzzmonitor começará a coletar todas as publicações daquela página e você poderá fazer uma série de relatório a partir disso.

 

No Analytics Pro do Buzzmonitor você poderá:

Visualizar quais são os tipos de posts mais utilizados (imagem, vídeo, texto, etc.)

 

As reactions da página

 

Acompanhar o crescimento de fãs

 

Os Top Posts

 

E muito mais! Além disso, você também poderá fazer todos os relatórios que mostramos no monitoramento para Twitter! Na aba Serviços basta alterar a rede social para Facebook.

 

  • Monitore o blog do influenciador

​​Se o influencer tiver um blog ou uma página com RSS, você também conseguirá monitorá-la. Veja aqui como funciona este monitoramento.

 

  • Monitore os horários das publicações do influenciador

​​Acompanhar os horários que o influenciador costuma fazer publicações é importante durante o alinhamento da programação das postagens das campanhas de sua marca. É fundamental que os horários coincidam com os períodos em que o público está acostumado a receber as publicações do influenciador.

Na aba Variáveis faça a seguinte configuração:

  • Agrupar por: Hora
  • Dimensão: Número de Publicações
  • Dividir: Sem divisão

Na aba Filtros selecione o período que você deseja monitorar e a rede social (no caso Twitter) na aba Serviços e pronto! Os horários em que as publicações foram feitas aparecerão no gráfico para você.

 

2. Quem interage com aquele influenciador: para que público ele fala?

É possível monitorar quais são os usuários que mais interagem com aquele influenciador, mas é importante ressaltar que não necessariamente quem interage com o influencer segue ele.

Para descobrir quem são os internautas que mais interagem com aquele influenciador, faça a seguinte configuração:

Na aba Variáveis:

  • Agrupar por: Usuário
  • Dimensão: Número de Publicações
  • Dividir: Sem divisão

Na aba Filtros selecione o período que você deseja monitorar e a rede social na aba Serviços e pronto! Os principais usuários que interagiram com o influenciador aparecerão no gráfico para você.

PS: as APIs não entregam quem são os seguidores de um influenciador.

 

 

3. Faça uma busca envolvendo o nome do influencer e um tema polêmico e esteja preparado para todos os cenários: descubra se e como ele se posiciona sobre o assunto. Monitore tudo que seus influencers estão falando, deixe configurado alertas para palavras-chaves envolvendo não só o nome da sua marca/produto, mas também temas sensíveis.

Isso é feito por meio dos triggers, alertas que são enviados automaticamente para seu e-mail sempre que algum internauta mencionar os termos que você configurou anteriormente.

Basta criar um novo trigger e configurá-lo de acordo com o que você deseja receber: menções à sua marca, menções a temas sensíveis, palavras negativas que possam ser o estopim de uma crise, tudo o que você imaginar.

 

Por meio dos Triggers é possível acompanhar todos os termos que são sensíveis à marca, para assim receber em primeira mão toda e qualquer notícia e publicação que for feita mencionando estes termos e sua marca.

Por exemplo: você está monitorando um determinado influenciador com o qual fez parceria e deseja ser alertado sempre que ele fizer alguma publicação com o tema “aborto”. Basta configurar um trigger com esse termo e, se desejar, com o nome da sua marca também. Sempre que o influenciador fizer qualquer publicação com os termos configurados, automaticamente você receberá um alerta e poderá se preparar para se posicionar sobre o assunto.

Veja aqui como criar triggers.

 

4. Na hora de acertar os detalhes com o influencer, deixe claro a importância de ele não se envolver com assuntos polêmicos durante a parceria: pode ser que você tenha feito todos os passos acima e visto que ele nunca se envolveu com nada polêmico, mas justamente durante a parceria com a sua marca ele faz um comentário que pode prejudicar a reputação da sua empresa.

 

Crie um Dashboard Real-Time do seu influenciador com todos esses relatórios!

Você pode organizar esses relatórios em um dashboard para compartilhar com seu time! Veja como fazer:

Clique na opção Dashboards na parte superior do Buzzmonitor e depois selecione o botão Novo Dashboard. Aqui você irá procurar pela pasta onde você colocou os relatórios sobre seu influenciador. É possível também renomear o título do Dashboard.

 

Depois selecione os relatórios que você quer ver no dashboard. Nessa mesma janela você pode selecionar apenas aqueles relatórios que são relevantes para o dashboard.

 

Agora clique no dashboard que foi criado e pronto! Todos os seus relatórios sobre o influenciador aparecerão no dashboard.

 

Aqui você confere 6 motivos para você substituir relatórios em Power Point por Dashboards personalizados!

 

Seguindo essas dicas você vai ter sucesso na hora de escolher o influenciador certo para falar pela sua marca!

 

Comece a usar o Buzzmonitor hoje mesmo para encontrar o seu influenciador

USE GRÁTIS O BUZZMONITOR

Comentários

Deixe um comentário