Dica Buzzmonitor: como monitorar posts patrocinados e dark posts?

Uma das principais dificuldades das marcas para monitorar posts patrocinados e dark posts é que as ferramentas de monitoramento disponibilizam apenas relatórios fixos com gráficos pré-configurados, restringindo as inúmeras possibilidades de insights e definições do seu conceito de earned e owned media. Entenda o que são esses conceitos aqui.

Outro problema é que algumas plataformas nem sequer monitoram essas publicações de forma orgânica, o que se torna um empecilho durante o monitoramento.

No Buzzmonitor a coleta é feita automaticamente, desde que você seja administrador da página e tenha feito o Social Login no Buzzmonitor, ou seja, sincronizado sua conta à plataforma.

Qual a diferença entre um post patrocinado e um dark post?

O post patrocinado aparece no feed da marca que o publica, ficando visível para todos os que acessam a página. Já o dark post não irá aparecer na timeline em questão, sendo visível apenas para o público que precisa ser impactado por aquela mensagem.

A grande vantagem de um dark post é que a marca não precisa “poluir” seu feed com inúmeros posts voltados para públicos diferentes. E mais: essa publicação não irá aparecer para quem não será impactado por aquele conteúdo.

Por exemplo: sua marca fará um evento em São Paulo, mas sua página tem seguidores de todo o Brasil. Caso você patrocine um post, ele ficará em sua timeline e poderá ser visto por todos, inclusive pessoas fora de São Paulo.

Porém, se você criar um dark post segmentado apenas para São Paulo, somente este público verá aquela publicação e ela não estará no feed da sua marca.

Isso significa que todos os dark posts aparecem apenas no feed de notícias do público impactado, com a sinalização de Patrocinado (Sponsored).

Resumindo: a diferença entre o post patrocinado e o dark post é que este fica “invisível” na fanpage da marca, sendo visíveis apenas para os fãs escolhidos por meio da segmentação.

A vantagem dos dark posts

Com os dark posts as marcas economizam dinheiro e atingem diretamente o público desejado. É possível segmentar os fãs por critérios como idade, gênero, localização, interesses e palavras-chave, por exemplo.

Com uma segmentação específica, a possibilidade de retorno é muito mais alta do que simplesmente patrocinar um post para um público genérico. Os posts passam a ter conteúdo mais relevante e tornam-se mais assertivos.

Como o Buzzmonitor pode te ajudar?

A principal vantagem do Buzzmonitor em relação aos seus concorrentes é a coleta automática dos dark posts de sua marca, assim como os posts patrocinados, desde que você seja administrador da página e tenha sincronizado sua conta ao Buzzmonitor.

Dessa forma é muito mais fácil extrair todos os insights possíveis sobre as publicações que você patrocinou, entender o que deu certo em suas campanhas e o que precisa melhorar nas próximas.

1) Só consigo monitorar um dark post se eu for administrador da página?

Para realizar a coleta do post automaticamente sim. Porém, é possível cadastrar a URL de um dark post no Buzzmonitor para monitorará-lo, caso seja o post de um concorrente, por exemplo. OBS: no caso de um post patrocinado é mais fácil fazer isso, pois basta ir até a página do concorrente. No caso de um dark post é preciso dar a sorte de um post aparecer em seu feed para você cadastrá-lo no monitoramento.

2) É necessário realizar o Social Login no Buzzmonitor para monitorar automaticamente os dark posts?

Para que a coleta seja feita de forma automática sim. Para isso, basta sincronizar o seu Facebook com o Buzzmonitor. Lembre-se: você deve ser administrador da página para que o dark post seja coletado. Aprenda aqui como sincronizar suas redes sociais ao Buzzmonitor.

Veja como monitorar seus posts patrocinados e dark posts!

1. Crie um monitoramento apenas de seus posts patrocinados

Ao focar o monitoramento apenas nas campanhas, os insights serão muito melhores. Pouca gente sabe, mas é possível fazer um monitoramento focado apenas nos posts impulsionados do Facebook e Instagram, desde que você seja administrador da página e do perfil.

OBS: para Instagram é preciso atenção. A coleta de posts patrocinados e dark posts acontecerá desde que a conta de Facebook esteja vinculada ao perfil do Instagram e também tenha acesso ao Facebook Business. Isso é preciso pois é a partir do Business que o Buzzmonitor coleta os posts impulsionados do Instagram.

Quando você cadastra sua marca no Buzzmonitor, automaticamente todas as suas publicações serão coletadas no monitoramento. Como então diferenciar aquilo que é orgânico do que é patrocinado?

  • O primeiro passo é selecionar os filtros corretos para que os posts patrocinados apareçam para você. Selecione o período que corresponda ao tempo em que suas publicações foram impulsionadas. Lembre-se de na aba Serviços deixar selecionada apenas a rede social que você está acompanhando. 

  • Na parte Somente Facebook selecione apenas Publicação para que o Buzzmonitor mostre as publicações da sua página. Logo abaixo, a parte mais importante: Natureza. Para você conseguir monitorar apenas os posts patrocinados é preciso que a natureza escolhida seja Patrocinado. E em De selecione apenas aquilo que vem de Página.

  • Pronto! É só clicar em Aplicar e você poderá acompanhar apenas os posts que foram impulsionados pela sua marca.

2. Acompanhe a atividade do seu post patrocinado em um dashboard real-time

Crie um dashboard para acompanhar o crescimento do buzz da sua marca. Assim você tem controle em real-time de tudo o que é falando sobre sua marca, além de saber qual a origem do buzz.

Veja aqui como criar um dashboard personalizado do seu dark post ou campanha em 2 minutos.

3. Crie alertas por e-mail para temas sensíveis nos comentários

Fundamental para evitar que uma crise possa começar a partir dos comentários em seu post patrocinado, com reclamações sobre sua marca e menções negativas.

  • Clique no ícone do seu perfil e selecione a opção Triggers. Em seguida clique em Criar novo trigger.

  • Nomeie seu Trigger e clique em Próximo.

  • Em Fontes você selecionará a rede social que está acompanhando e a sua marca.

  • Em Filtros escreva em formato booleano os termos críticos que você deseja monitorar, como: “Odeio”, “Horrível”, “Péssimo” e afins. O sentimento você pode deixar selecionado apenas como negativo. Clique em Próximo.

  • Na última parte, Ações, insira o e-mail de quem será responsável por receber esses alertas e de quanto em quanto tempo. No caso de uma crise, recomendamos a cada 10 minutos. Caso seja um monitoramento de rotina, você pode escolher a cada 12 horas. Defina o sentimento como negativo aqui também e pronto! É só clicar em Criar.

4. Descubra quem são os consumidores que mais interagem com seu post patrocinado

Preparado para conhecer os seus possíveis futuros clientes? Consumidores que se engajam em um post patrocinado podem gerar frutos positivos para a empresa! 

  • O primeiro passo é adicionar seu post patrocinado aos filtros para que você consiga descobrir as pessoas que mais interagiram apenas com aquele post.

Em Filtros, selecione apenas o serviço da rede social que você está monitorando e personalize o perído considerando a data em que seu post foi publicado. Depois, na parte de Facebook, selecione Patrocinado em Natureza e então cole a URL da postagem em Filtrar por URL. Clique no + e espere o código da publicação aparecer em Posts filtrados.

  • Agora vá até Variáveis e faça a seguinte configuração:

– Agrupar por: Usuário

– Dimensão: Número de publicações

– Dividir: Sem divisão

Pronto! Os usuários que mais interagiram com o post patrocinado aparecerão no relatório.

5. Descubra quais as hashtags mais associadas à sua campanha

Sua campanha tem uma hashtag, mas é outra a hashtag que os consumidores estão usando nos comentários do seu post patrocinado? Tem alguma coisa errada aí. Veja como acompanhar quais as hashtags mais usadas por seus consumidores em sua campanha para evitar surpresas e aprender com o engajamento.​

  • Clone o relatório anterior (lembre-se que o post patrocinado deve estar filtrado para que você possa acompanhar apenas as informações sobre ele) e em Variáveis faça a seguinte configuração:

– Agrupar por: Hashtag

– Dimensão: Número de publicações

– Divisão: Sem divisão

Pronto! Apenas essa mudança nas variáveis já trará para você as hashtags mais usadas nos comentários do seu post patrocinado.

Insights

Outro diferencial do Buzzmonitor é a função de Insights dentro do módulo Analytics Pro do Buzzmonitor, a forma mais rápida e prática de você obter insights em tempo real sobre as publicações de sua marca. Quem é que não quer ter insights a todo momento, não é mesmo? É a partir deles que podemos entender melhor quem é nosso público e se nossas ações e estratégias estão dando certo.

Importante lembrar que para visualizar a aba de insights é necessário que a página esteja associada a alguma das contas de Facebook sincronizadas no Buzzmonitor e que você seja administrador da página.

Aqui a principal métrica que pode ser do seu interesse é a Despesas (Budget). Ela permite que o gestor da marca acompanhe em primeira mão os gastos que foram feitos com sua página para que suas despesas sempre estejam sob seu controle.

Agora os seus posts patrocinados trarão ainda mais resultados para a sua empresa!

Dica: confira no vídeo 4 passos para monitorar dark posts e posts patrocinados no Facebook!

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