Você ainda é do tempo da nuvem de palavras?

Monitoramento Redes Sociais

2553 visualizações

Você ainda é do tempo da nuvem de palavras?

Por definição, uma nuvem de palavras ou nuvem de termos é um gráfico que mostra a frequência com que determinadas palavras aparecem em textos/publicações. Quanto mais uma palavra é utilizada, maior ela aparecerá no gráfico. Não somos muito fãs das nuvens de termos: em seu lugar utilizamos barras de termos em formato linear e aqui vamos te explicar porquê.

 

3 coisas que sua nuvem de termos não te mostra, mas uma barra de termos sim!

1. As barras de termos são muito mais precisas

Elas se baseiam exatamente nos termos coletados a partir das redes sociais da marca cadastrada na plataforma e distinguem com precisão um termo de outro a partir do número de menções ou usuários únicos. Mais precisão de dados e menos oba-oba nas suas apresentações.

 

2. Nuvens de termos não mostram números absolutos

O gráfico em formato de barras permite visualizar os termos mais mencionados em ordem decrescente, assim como os números absolutos de cada termo, junto com a porcentagem referente àquele período.

No exemplo é possível visualizar que o termo “loja” foi mencionado 361 vezes no período, e que este termo corresponde a 11% dos termos mais mencionados no período.

 

3. Nuvens não são boas para entender o que muda de um período para outro

Deixe as nuvens de termos para decorar as paredes do escritório ou da sua casa. Mas de fato, para saber o que mudou de um mês para o outro ou de uma semana para a outra, use barras de termos.

No exemplo abaixo ativamos a comparação com o período anterior e deixamos a visualização em formato de linha, mostrando os números absolutos. Também é possível visualizar a porcentagem nesse modo.

OBS: para facilitar a visualização, o gráfico em linhas permite enxergar um panorama geral mais claro dessa comparação de períodos.

 

Como descobrir os Top Termos associados à sua marca?

Você não precisa se preocupar com esse procedimento! Para visualizar as palavras mais usadas pela sua marca, basta acessar o relatório “Assuntos mais citados” (“Most Popular Topics”). Esse report é um dos 14 relatórios básicos que o Buzzmonitor gera automaticamente assim que uma conta é criada!

Vale lembrar que apesar de esse relatório já ser gerado automaticamente você pode personalizá-lo de acordo com sua necessidade em “Editar Relatório”, alterando o período, as redes sociais, a natureza das publicações e muito mais!

 

Mas se você gostar muito de nuvens e ainda quiser ter uma para você, recomendamos esse site aqui que tem uma série de opções de quadros com nuvens nos mais variados preços para que você use em sua casa como decoração!

É uma nuvem mais meiga do que a outra! <3

via GIPHY

 

Crie agora mesmo sua conta no Buzzmonitor e descubra os principais termos da sua marca!

USE GRÁTIS O BUZZMONITOR

Comentários

Deixe um comentário