Vacina engaja brasileiros em redes sociais

5 de agosto é considerado o dia nacional da saúde devido ao nascimento de Oswaldo Cruz, médico, sanitarista e epidemiologista brasileiro, famoso pelo combate de epidemias como a peste, febre amarela e varíola, no início do século XX.

Em tempos em que a saúde se tornou um dos maiores ativos da sociedade e a corrida por uma vacina contra a Covid-19 chega a sua etapa final, levantamos no Buzzmonitor trends 754.015 publicações sobre o tema vacina entre os dias 5 de julho e 4 de agosto de 2020.

A busca mundial por uma vacina contra a Covid-19 está na sua fase final em diversos países. Na Rússia, já esperado para Outubro a vacinação em massa. No Brasil, a terceira fase de testes ocorreu no dia 21/07 em São Paulo.  Coincidentemente é o dia que teve mais publicações nas redes sociais sobre o termo.

Exatos 146.240 posts mencionaram vacina em 21 de julho, fazendo com que esse seja o pico de maior volume de buzz no período analisado.

Como as notícias costumam circular muito mais rápido no Twitter, aqui na nossa análise a rede também foi destaque: 72,69% das publicações foram realizadas no Twitter, seguido do Facebook com 27,03% e muito raramente o Instagram com apenas 0,28% das publicações. 

As mulheres estão mais interessadas no tema vacina. A diferença chega a ser de 10% a mais que a participação masculina nas menções.

Top posts  

O Quebrando o Tabu é a página do Facebook  que teve mais engajamento dentre as que falaram de vacina. A matéria do blog que fala do anúncio da Rússia sobre a produção da vacina rendeu 35.493 interações e 23.985 curtidas. 

Outro post que chama atenção entre os 4 mais engajados é o do Ministério da Saúde do Brasil. Porém o segundo post em engajamento sobre vacina, não trata do Covid-19, mas da vacinação contra o Sarampo. A publicação da campanha contra o sarampo rendeu 17.593 interações e 17.247 curtidas.

Entre os mais influentes que falaram sobre o assunto o apresentador Luciano Hulk fez uma publicação repassando as informações do jornal The Lancet,  afirmando que a vacina da Universidade de Oxford é a mais segura dentre as que estão sendo testadas. A publicação teve 11.571 compartilhamentos no Twitter.

A Rede Globo também é uma grande influenciadora quando se trata do assunto vacina. No Twitter, dos 4 posts que mais engajaram, 3 são da Globo e combinados eles geraram ao todo 538.528 compartilhamentos.

Sobre o Buzzmonitor Trends 

O Buzzmonitor Trends (trends.buzzmonitor.com.br) é uma ferramenta gratuita oferecida pela plataforma Buzzmonitor, de gestão de social media e CRM (www.buzzmonitor.com.br). O Buzzmonitor Trends permite consultas rápidas a históricos de até 30 dias sobre o buzz de qualquer tema.  Além do volume histórico, o Buzzmonitor Trends identifica quais os posts que mais engajaram (maior número de comentários, interações e curtidas), os  influenciadores sobre os temas pesquisados, gênero de quem publicou, sentimento e participação do buzz por cada rede.

Vacina engaja brasileiros em redes sociais
Rolar para o topo