Utilizando dados de monitoramento de redes sociais para melhorar a relevância do seu conteúdo


Muitas marcas (e pessoas) pensam que para falar com seu público no digital, o ideal é agendar um brainstorming com agência de conteúdo, agência digital, CEO, responsáveis pelo conteúdo da marca para juntos pensarem na imagem que desejam passar para o público, junto com o tom de voz adequado.

Os tempos mudaram. Chegamos à era em que a voz do cliente (usuário da rede, no caso) define o que é a marca muito mais do que as projeções que a marca faça da sua própria imagem.

Por exemplo, uma marca de fast food quer passar a ideia de que o alimento que produz não faz tão mal para a saúde quanto se fala. E então, organiza o brainstorming com todas as agências e decide que o conteúdo será em torno do conceito de “alimentação saudável”  e como aquele fast food pode, sim, fazer parte da sua dieta, sem interferir na sua vida. 

Conclusão: Essa marca tem 50% de chances de acertar e 50% de errar. Por que? Porque no momento em que publica um conteúdo nesse tom, os ‘fiscais’ (internautas 100% ativos na rede) podem destruir sua reputação em um segundo. O primeiro comentário desse post pode ser: ‘mentira, o seu alimento é horrível e faz muito mal para a saúde’. Pronto! É receber um comentário negativo para que todo o brainstorming de horas seja jogado fora.

E o que fazer para acertar no tom de voz e conteúdo das nossas marcas? Que tal observarmos o comportamento do consumidor antes de deduzir que meu conteúdo será excelente com base na ideia do que EU desejo passar?  Como fazer isso? Nós mostramos um caminho onde os dados são a principal força da defesa do tom de voz e do seu conteúdo.

TOP TERMS
Utilizando a ferramenta Buzzmonitor conseguimos observar quais são os principais termos que os internautas usam para falar da sua marca e assim conseguimos identificar se a imagem é positiva ou negativa, junto ao comportamento dele (quais atividades ele relaciona ao seu produto).

Exemplo: testamos na prática com a marca de fast food Habib’s e pudemos observar que as pessoas confundem a grafia da marca (Habib’s, Habbibs, Habibbis); também observamos que o termo mais falado é ‘comer’, junto ao produto Esfiha. 

Por mais que pareça óbvio para a marca, nós sustemos a ação do digital com dados, mostrando que seu internauta está na rede falando do seu produto e que vale a pena investir nesse conteúdo para estimular a geração de buzz orgânico.

TOP LOCATION 

Você já parou para pensar em segmentar um post para alguma região em questão? Já se atentou no que seu público, dessa determinada região, está falando a respeito do assunto?

Pois então, com base nos dados do Buzzmonitor, é possível identificar a localização do seu internauta e então chegarmos a esses dados conclusivos.

Exemplo: Também com base na marca Habib’s, identificamos que Paulistas e Cariocas são os que mais conversam com a marca no Twitter. Assim conseguimos segmentar a comunicação com gírias, clichês e derivados, resultando em engajamento para a marca, uma vez que o público que mais consome o seu produto, entenderá a mensagem que gostaríamos de passar.

A marca também com base nestes dados pode buscar que memes os curitibanos estão mais associando com o produto e criar Dark Posts exclusivos na página do Facebook para este público.

TOP BIOS

Já pensou também em estudar a respeito de quem está falando com e sobre você? Médicos, estudantes, comunicólogos…

Nós mostramos que também é possível traçar um planejamento para então conversar com seu público no tom que ele entenderá sua mensagem.

Exemplo: Ressaltamos os depoimentos de pessoas que mencionaram ‘habib’s’ (e todas suas variações de grafia) durante 7 dias e observamos que a maioria das BIOS do Twitter citam outras redes sociais, como Snapchat, Facebook e Instagram, o que gera insights para a marca mostrando que o seu público também está nessas redes. Logo, por que não pensar em também marcar presença por lá? Dica: siga seu público! Aproveite que ele está nas redes e pode engajar seu conteúdo!

No top bio também é possível segmentar seu público por ocupações, outras marcas e hobbies. Se são as mães, por exemplo, que mais citam um aspecto da sua marca é possível falar com este público de forma muito mais segmentada.

POSTS – FACEBOOK PAGES PERFORMANCE

Com o alcance orgânico cada vez mais complicado por conta das restrições do Facebook, conseguir o engajamento (like, shares, comments) do internauta sem investimento de mídia é um índice excelente para medir se sua marca está falando a mesma língua do consumidor que visita sua página.

Hoje o módulo de Analytics do Buzzmonitor possui um conjunto de 12 relatórios chamado Facebook Pages Performance que permitem acompanhar e comparar a performance das suas páginas. 

Um destes relatórios, o Posts, permite por exemplo ordenar o conteúdo da sua página por qualquer métrica de engajamento.

E aí fica fácil entender quais os temas que geraram mais likes, comments e shares dos consumidores.

Bom, lição de casa dada, agora é só colocar em prática!

Chegou a hora de ajustar o seu tom de voz (como marca) conforme o tom de voz do internauta que publica na sua página! Não temos que ensinar o consumidor a seguir a comunicação do nosso jeito, mas aprender com ele e adaptar o nosso tom de voz de forma que a essência e a mensagem da marca sejam mantidas.

  1. Com quem estou falando?
  2. Quais são suas preferências?
  3. Que memes ele compartilha?
  4. Ele usa abreviação?
  5. Vai entender meus memes?

A grande mudança é que os dados (e demos exemplos bem simples) sustentam cada vez mais a sua estratégia de comunicação e a definição do tom de voz das suas marcas. O ideal é que tenha dados para sustentar e fornecer segurança para ação digital. 

Boa sorte. E no próximo brainstorming não esqueça de levar os dados que definem quem é o seu consumidor.

Autora

Texto por Tatiana Puzzovio – gerente de projetos da E.Life

Utilizando dados de monitoramento de redes sociais para melhorar a relevância do seu conteúdo
Rolar para o topo