Social Media na Prática: O Whatsapp

 

 

O aplicativo WhatsApp conseguiu, em apenas 5 anos, 700 milhões de usuários ativos e já é a rede social mais utilizada em diversos setores, ultrapassando até mesmo o Facebook Messenger.

Para as marcas, usar o WhatsApp no seu plano de marketing representa uma grande oportunidade, mas também um desafio complexo! Uma plataforma sem anúncios nem botões de compra e com usuários que não gostam daquele tipo de mensagem de interrupção significa que as marcas precisam trabalhar mais para utilizar o aplicativo a seu favor.

Se por um lado o aplicativo não permite o envio de mensagens a quem você não conhece (já que é preciso aceitar o seu contato previamente), por outro existe a garantia de um relacionamento verdadeiro entre marca e consumidor uma vez que ele aceite o seu contato.

O NASCIMENTO DE UMA FERRAMENTA DE MARKETING

Marcas como a Diesel, Kenneth Cole e Zegna ofereceram aos clientes a oportunidade de serem informados sobre promoções e novos lançamentos através do WhatsApp. Em alguns casos, a taxa de conversão dos consumidores que estavam na lista destas marcas chegou aos 80%.

ABSOLUT VODKA

Para o lançamento da edição limitada Absolut Unique, na Argentina, a Absolut Vodka queria alcançar os consumidores mais jovens da marca. Decidiram, então, promover uma festa de lançamento exclusivo, mas para ganhar entrada na festa, os jovens tinham de convencer o “fictício” porteiro Sven, um homem notoriamente difícil de agradar.

O número do WhatsApp da campanha foi divulgado em todos os meios de comunicação e publicidade da marca e logo os usuários começaram a enviar mensagens, músicas e propostas (algumas até indecentes) para Sven. Os resultados desta ação transcenderam o esperado.

Veja os dados do caso neste vídeo:

ELSEVE CHAT CONTROL

Com o lançamento de uma nova linha de produtos, a Elseve lançou o Chat Control através do WhatsApp, onde uma equipe totalmente dedicada ao assunto atende e aconselha as consumidoras em tempo real. A decisão de usar o aplicativo deve-se pelo fato das brasileiras fazerem, em média, 45 milhões de pesquisas sobre beleza por mês – a grande maioria em dispositivos móveis.

Estima-se que a ação tenha promovido cerca de 18 mil conversas com a marca num período de 10 dias.

FALE COM A SOGRA

A Claro lançou uma campanha que traz o famoso casal Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert para divulgar o serviço Internet Compartilhada da operadora. Contudo, é a Dona Teca, mãe da Fernanda e sogra de Hilbert, que se tornou a estrela da campanha.

Dado o seu sucesso, a marca apostou nesta personagem para se envolver ainda mais com os consumidores e responder às dúvidas sobre o serviço. Foi, então, divulgada a conta no Twitter @asograresponde e o contato de WhatsApp, onde a Dona Teca, de forma descontraída, responde às perguntas feitas.

WHATSAPP UFC

O UFC incluiu em sua agenda de conteúdo, no Facebook, a divulgação de seu canal do WhatsApp. Além de promover interações com os fãs do esporte, quem estiver na lista de contatos do WhatsApp da marca recebe conteúdos exclusivos como fotos, notícias e vídeos sobre os eventos.

COMO SE POSICIONAR NO WHATSAPP?

1. Crie uma Brand Persona para o Whatsapp
As pessoas não gostam de conversar com empresas impessoais e sendo esta uma plataforma de mensagens pessoais e íntimas, utilizada para conversar com a família e amigos, é fundamental usar um tom de voz adequado. Qualquer marca que pretende ser convidada para uma lista de contactos no WhatsApp precisa ser como um amigo. O primeiro passo é criar uma Brand Persona que represente sua marca no WhatsApp.

2. Atribua um valor à construção da sua base de contatos
O WhatsApp permanecerá livre de anúncios e, portanto, a fim de construir uma base de usuários, é preciso oferecer algo de valor em troca de seu número de telefone. Pode ser uma promoção, um brinde, um serviço gratuito ou informações interessantes.

3. Mantenha a oferta de conteúdo livre
Este aplicativo tem uma taxa de compromisso de 70%, que é superior à do Facebook. Isso significa que é preciso manter seus usuários envolvidos com sua marca através da oferta permanente de conteúdos relevantes.

4. Atenda os seus cliente com rapidez
Com uma taxa de abertura de 70%, é quase garantido que a sua mensagem será vista pelos seus contatos.

5. Obtenha insights de seus clientes
Esta ferramenta oferece uma forma fácil e gratuita para obter alguns insights. Você pode pedir a opinião dos consumidores sobre suas preferências em relação a seus produtos e sobre as opções que a marca se propõe a lançar, entre outras coisas. Você pode usar o WhatsApp, também, para a realização de algumas discussões internas rápidas na sua empresa.

COMO ENCONTRAR USUÁRIOS QUE DIVULGAM O WHATSAPP?

Abra o relatório Top Bios. Vá no menu Edit Report e clique em More Filters. Preencha o campo Bio, do menu Twitter Only com os termos “WhatsApp OR Whats“.

Dessa forma você tera um report com todos os usuários que mencionaram a sua marca e divulgam o número do WhatsApp na bio do Twitter.


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