Social Media na Prática: o que são bots?

SAC 2.0

75084 visualizações

Social Media na Prática: o que são bots?

O que são bots?

Bot, diminutivo de robot, também conhecido como Internet bot ou web robot, é um software criado para simular interações humanas. 

Os bots que interagem com usuários em serviços na internet, como o Facebook Messenger, são denominados chatterbots, pois permitem que as pessoas façam perguntas para, então, formular uma resposta apropriada de acordo com os templates definidos previamente.

 

Por que usar bots?

Cada vez mais as pessoas estão conectadas através de aplicativos de mensagens instantâneas. Agora, estes mesmos aplicativos popularizados por grupos de amigos estão se transformando em plataformas de comunicação entre usuários e empresas.

Em abril de 2016, o Facebook Messenger abriu a sua plataforma (API) para todos. Agora é possível criar um bot para os mais variados fins, tais como: 

  • E-commerce & Shopping;
  • Atendimento ao cliente;
  • Dicas de receitas;
  • Reserva de hotéis;
  • Lista de calorias de um produto;
  • Informações sobre o seu clube;
  • Entretenimento.

E a lista continua de acordo com a demanda.

 

SHOP BOTS  |  SERVICE BOTS  |  INFO BOTS  | FUN BOTS

 

Como você pode promover seu negócio com um bot?

A automatização é cada vez mais popular e quando se fala em Marketing Digital os chatbots já despontam como preferidos para realizar tarefas automáticas e assim otimizar tempo e trabalho. Cases de sucesso mostram como bots podem alavancar vendasassim como interações nas fanpages de marcas podem ser respondidas por Bots de forma privada no Facebook Messenger. E diversas marcas e empresas já estão implementando os chatbots em suas estratégias digitais para saírem à frente de seus concorrentes.

Conheça 5 usos dos chatbots para aumentar a eficiência do seu negócio aqui.

 

Como mensurar os resultados do bot?

Tão importante quanto ter um bot é acompanhar todas as métricas e insights que ele oferece para uma marca. Por isso, utilizamos algumas ferramentas para mensurar os dados que os bots nos trazem, como:

  • Buzzmonitor
  • Facebook Analytics

Selecionamos algumas das métricas do Facebook Analytics que permitem criar segmentações de público para análise e também realizar alguns cruzamentos importantes de dados, confira aqui!

 

Essas métricas são importantes para entender de forma aprofundada quem é o público que interage com seu bot e assim criar campanhas mais específicas para seus consumidores.

Confira alguns cases de bots da E.life!

 

Ficou interessado em utilizar um chatbot em sua empresa? Fale com nosso time de negócios agora mesmo e descubra como sua empresa pode crescer com um bot!

USE GRÁTIS O BUZZMONITOR

Comentários

Deixe um comentário