Social Media na Prática: O Instagram como ferramenta de marketing

Em 2015, as marcas atentas à social media intensificaram sua presença e ação no Instagram. Com a introdução de Ads e com o lançamento do novo app de vídeo em loop, o mundo parece ter concordado que o Instagram serve para muito mais do que publicar fotos de gatinhos ou do almoço!

As marcas que se posicionaram estrategicamente no Instagram têm uma plataforma onde podem promover a sua personalidade e criatividade, além de ter uma porta aberta para a vida e o dia a dia dos seus fãs.

Com isto em mente, muitas marcas começaram (finalmente!) a apostar em campanhas desenhadas especificamente para este aplicativo.

CASOS

NIKE

A Nike é a marca mais seguida no Instagram. Com mais de 10 milhões de seguidores, a empresa decidiu apostar em transformar estes seguidores em consumidores. Lançou, então, uma campanha que valoriza seus conceitos usando uma série de tendências-chave do comportamento da audiência, como por exemplo a autopromoção criativa que o Instagram tanto incentiva.

Dado o sucesso do seu serviço de personalização dos tênis – NIKEiD – a Nike juntou-se ao Instagram e criou a campanha NIKE PHOTOiD, que obteve os melhores resultados no Instagram até hoje.

Esta campanha consistia na possibilidade de personalização dos tênis a partir de imagens do Instagram. Selecionada uma imagem, a Nike cria um esquema de cores semelhantes.

Depois da personalização completa, o projeto pode ser compartilhado no Instagram, Twitter, Facebook, Pinterest, Tumblr e Google+, e, ainda mais importante, os clientes podem simplesmente clicar num link e, na loja da Nike, comprar seus novos tênis personalizados.

RESULTADOS

  • 100.000 pares de ténis criados na primeira semana;
  • 600 pares de ténis criados por hora (nas horas de maior utilização);
  • 8% clicaram para comprar ténis na Nike ID;
  • 0$ gastos em mídia.

“BLACKSTAR” DE DAVID BOWIE EM MINI-SÉRIE NO INSTAGRAM

O último álbum de David Bowie foi transformado numa mini-série difundida no Instagram: Unbound: A Blackstar InstaMiniSeries. O primeiro episódio estreou no dia 25 de fevereiro.

Os produtores do InstaMiniSeries, um canal do Instagram que cria programas exclusivamente para a rede social, tiveram acesso ao álbum antes do seu lançamento e permissão do próprio Bowie para que o ouvissem e criassem “as suas próprias interpretações visuais das músicas, sem limites ou exigências da sua parte”.

TOMS – CAMPANHA #WITHOUTSHOES

A TOMS é uma marca de calçado internacionalmente conhecida pelo seu lema “Um Por Um”, ou seja, por cada par de sapatos vendido, a marca tem o compromisso de oferecer um par de sapatos a crianças desfavorecidas.

Em maio de 2015, a TOMS lançou no Instagram uma campanha com o objetivo de doar 1 milhão de sapatos a crianças carentes, pedindo às pessoas para compartilhar uma foto dos seus pés e marcá-la com a hashtag #WithoutShoes.

Por cada foto publicada no Instagram com a referida hashtag, a TOMS doou um par de sapatos. Alguns meses depois, com um total de 358,599 fotos compartilhadas com hashtag da marca, esta campanha ultrapassou expectativas e foi um sucesso.

LEVI’S

Devido a sua popularidade com a geração mais jovem, a Levi’s recorreu ao Instagram para aumentar a sua exposição. Com um Ad no Instagram, a marca de jeans atingiu 7,4 milhões de pessoas nos EUA, no período de nove dias, tendo como alvo pessoas com idades entre 18-34.

A Levi’s foi uma das pioneiras a usar anúncios no Instagram. No final de 2013, pelo período de 9 dias, publicou um ad onde retratava jovens com peças icônicas da marca, numa paisagem outdoor lindíssima.

Os anúncios foram direcionados aos usuários entre os 18 e 34 anos nos EUA. Ao perceber a frequência das publicações patrocinadas, a marca se certificou de que os usuários veriam seus anúncios ao menos duas vezes.  7,4 milhões de pessoas foram atingidas pela campanha e 24% dos usuários que viram os anúncios mais de uma vez lembram-se deles, mesmo após um ano.

BALLANTINE’S LANÇA INSTA-ZINE

A marca de uísque Ballantine’s abriu as portas para uma nova forma de utilização da plataforma. Por um lado é uma conta de Instagram, por outro é uma revista.

Os usuários são encorajados a clicar em cada foto, na sua tag, na conta da marca (@w_issueone) para ir a fundo nas histórias sobre a bebida.

NÃO É UMA FOTO. NÃO É UM GIF. É O BOOMERANG! 

Em outubro de 2015 foi apresentado ao mundo o Boomerang, um novo aplicativo para o Instagram que transforma qualquer momento num loop infinito. Esta funcionalidade permite tirar várias fotos em sequência e usar as imagens para criar uma espécie de vídeo, como um GIF – contudo, não é um GIF!

A diferença dos vídeos criados pelo app e um GIF é que eles rodam num movimento infinito de trás para frente e de frente para trás. Não há começo, meio e fim, como numa animação convencional. É possível fotografar com o Boomerang nos modos paisagem e retrato. Depois, é possível compartilhar sua criação no Instagram.

COMO SE POSICIONAR NO INSTAGRAM DE FORMA ESTRATÉGICA

1. CRIE CONTEÚDO RELEVANTE E DE QUALIDADE

Não se esqueça de que a qualidade do conteúdo é muito importante! Você deve dar atenção à publicação na sua totalidade. A resolução da imagem é fundamental, mas pense na mensagem que quer passar. Ofereça um conteúdo único, que os usuários não encontrem em nenhum outro lugar (exemplo: behind the scenes, produção, etc…).

2. CONTE A SUA HISTÓRIA

Seja autêntico quanto ao conteúdo compartilhado e criará ligações fortes com a sua audiência. O Instagram facilita a comunicação da personalidade e valores das marcas de forma criativa.

3. AUMENTE A SUA AUDIÊNCIA E SE RELACIONE

Divulgue a sua conta do Instagram nas redes sociais onde sua marca está presente. Quem te seguir no Instagram, estará interessado na sua marca e nos seus conteúdos, por isso mantenha o diálogo e se relacione com eles.

4. USE HASHTAGS

Crie e incentive o uso de hashtags relacionadas com a sua marca, evento, produto ou campanha. As hashtags são uma poderosa ferramenta para medir o ROI, e, ao mesmo tempo, são um forte incentivo ao engajamento da sua audiência. Essa é, também, uma ótima forma de monitorar o conteúdo gerado pelo usuário da sua marca.

SINCRONIZE SUA CONTA NO INSTAGRAM COM O BUZZMONITOR

Para sincronizar a sua conta do Instagram no Buzzmonitor clique no ícone de engranagem  e acesse as Configurações (Settings).

Clique em “Enter with Instagram” e preencha os dados da sua conta.

content.jpg (600×542)

Depois de clicar em “Add Instagram account”, você receberá um aviso do Buzzmonitor:

content.jpg (520×258)

Clique em “Got it!” e você estará pronto para iniciar seu monitoramento!

Faça o download gratuido de nosso e-book “Gestão e monitoramento de marcas no Instagram com o Buzzmonitor” e conheça os tipos de relatórios e insights que você pode extrair dessa rede social!

Social Media na Prática: O Instagram como ferramenta de marketing
Rolar para o topo