Retrospectiva Buzzmonitor 2016: os assuntos mais discutidos do ano


Com seus altos e baixos, 2016 foi um ano cercado por assuntos polêmicos: um cenário político conturbado após o impeachment da presidente Dilma Rousseff, tragédias e assuntos de menor relevância, mas que ainda assim ganharam destaque, figuram entre os tópicos de maior interesse do público brasileiro nas redes sociais.

No dia 14 de dezembro, o Google divulgou uma lista com os termos mais buscados no site em 2016. Entre as personalidades, Lula ficou em 1º lugar no Brasil, seguido por Ana Hickmann, David Bowie, Donald Trump, Sergio Moro, Muhammad Ali, Elke Maravilha, Luiza Brunet e Fidel Castro.

“Impeachment”, “Jogos Olímpicos” e “Pokemon GO” foram os eventos mais discutidos no Facebook em 2016.

  1. Impeachment

  2. Jogos Olímpicos de 2016 do Rio de Janeiro

  3. Pokemon Go

  4. Carnaval

  5. Acidente de avião da Associação Chapecoense de Futebol

  6. Eleições nos EUA

  7. Operação Lava-Jato

  8. Zika

  9. David Bowie

  10. Fidel Castro

 

De acordo com a rede de Zuckerberg, os 10 melhores momentos do ano foram medidos pela frequência com que cada tópico foi mencionado em postagens feitas entre 1 de janeiro e 27 de novembro de 2016.

 

Retrospectiva Buzzmonitor 2016

Para entender como cada assunto repercutiu em outras redes sociais, como YouTube, Twitter e Instagram, monitoramos termos relacionados aos assuntos mais comentados em 2016. Comparamos os resultados obtidos com aqueles apresentados pela retrospectiva do Facebook.

Aqui temos uma visão geral dos termos que mais apareceram em 2016. Pokemon GO, um dos aplicativos para smartphone mais aguardado do ano, foi o assunto mais discutido pelos internautas (embora a repercussão do jogo tenha diminuído gradativamente após o lançamento explosivo na app store e play store).

 

Em seguida, as competições dos Jogos Olímpicos Rio 2016 marcaram incontáveis discussões pelas redes sociais (afinal, o ouro no futebol masculino não foi o suficiente para esquecer o 7×1). E o Carnaval permanece como o terceiro tópico mais falado.

A tragédia com o avião da equipe Chapecoense, a vitória do republicano Donald Trump nas eleições à presidência dos Estados Unidos, a morte do cubano Fidel Castro e as operações da Lava-Jato, conforme destacou o estudo feito pelo Facebook, foram outros dos assuntos que mais ocuparam a timeline do brasileiros em 2016.

Podemos notar que, assim como no Facebook, Impeachment também foi o assunto menos falado.

 

YouTube

O assunto mais noticiado no YouTube foi o desastre aéreo com a equipe de futebol Chapecoense. Seguido por Carnaval e Pokemon GO. Notamos também que, ao contrário do Facebook, Impeachment foi o quinto assunto mais falado, enquanto que a morte do artista britânico David Bowie foi o menos comentado.

 

Twitter

No Twitter, Carnaval dispara no primeiro lugar entre os 10 assuntos mais falados do ano. Chapecoense e Trump foram outros dos assuntos mais tuitados, enquanto que, novamente, impeachment fica em último lugar.
 

Instagram

Os três assuntos que ganharam destaque no Instagram esse ano foram:

  • O lançamento do app Pokemon Go;

  • Os Jogos Olímpicos Rio 2016;

  • Carnaval.

Outros assuntos como a vitória de Trump, as mortes de Fidel e Bowie, o time Chapecoense, o impeachment de Dilma, as operações da Lava-Jato e o vírus Zika não aparecem entre os tópicos mais discutidos no Instagram.

 

Fique de olho em nossos canais, pois ano que vem teremos muito mais informações interessantes para compartilhar com vocês.

Nos vemos em 2017!

Retrospectiva Buzzmonitor 2016: os assuntos mais discutidos do ano
Rolar para o topo