Quem fez a melhor campanha de Dia das Mães no Facebook: Natura ou Boticário?

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Quem fez a melhor campanha de Dia das Mães no Facebook: Natura ou Boticário?

O Dia das Mães aconteceu no dia 13 de maio e duas marcas lançaram campanhas que viralizaram no Facebook: Natura e O Boticário. Usamos o Buzzmonitor para isolar os posts patrocinados das campanhas e comparar os resultados. Saiba quem obteve melhor performance!

 

CAMPANHA NATURA

A marca lançou uma série de vídeos para a campanha do Dia das Mães, mas selecionamos o primeiro que foi postado, com um minuto de duração. O vídeo foi divulgado no dia 16 de abril de 2018.

  • 548 mil visualizações
  • 8 mil reações, entre curtidas, “haha” e “amei”
  • 358 comentários
  • 1 mil compartilhamentos

Última atualização dos números: 14/05/18

 

Confira!

Clique na imagem para ver a publicação original

 

Confira o vídeo lançado no YouTube também:

O vídeo no YouTube teve maior adesão pelo público, atingindo mais de 1 milhão de visualizações.

 

CAMPANHA O BOTICÁRIO

No dia 26 de abril de 2018, 10 dias depois da concorrente, a marca lançou a campanha do Dia das Mães, vídeo que atingiu números impressionantes:

  • 5,9 milhões de visualizações
  • 235 mil reações, entre curtidas, “uau” e “amei”
  • 5,5 mil comentários
  • 27 mil compartilhamentos

Última atualização dos números: 14/05/18

 

Confira!

Clique na imagem para ver a publicação original

 

Veja a campanha completa (de 1 minuto) lançada no YouTube também:

Aqui o cenário foi oposto: no YouTube o vídeo atingiu pouco mais de 60 mil visualizações.

 

ANÁLISE

Campanha do Boticário viralizou mais do que a campanha da Natura

 

Monitorando os comentários dos internautas nos posts das campanhas de ambas as marcas, percebemos que a publicação de O Boticário obteve maior número de comentários, geralmente com mais de 90% de todos os comentários gerados pelas duas campanhas.

Entre os destaques, o termo “olha”, presente nos comentários de ambas as marcas. O Boticário fica com 93% dos comentários “Olha”, enquanto a Natura tem apenas 7%.

O “olha” indica que um internauta compartilhou a publicação marcando uma outra pessoa. O termo pode ser usado como um indicador de “viralidade” das campanhas.

Destacamos a presença de muitos elogios nos comentários, como “lindo”, “parabéns”, “amei”, “emocionante” e “maravilhoso”. Esses termos mostram como os anúncios foram recebidos positivamente pelo público.

 

Ambas as marcas tiveram maior engajamento no período da noite

 

Nas campanhas analisadas, O Boticário teve um pico de audiência às 20h, seguido por outro pico às 21h. Por coincidência, a campanha da Natura teve os mesmos picos, o que mostra similaridade no comportamento do público de ambas as marcas, que, afinal, é o mesmo público-alvo: as mães brasileiras.

Porém, é importante ressaltar que isto foi apenas uma coincidência. É importante acompanhar o horário nobre de suas publicações e do concorrente também para entender em quais horários os internautas estão mais ativos, aumentando as chances da publicação viralizar.

 

Vida útil da publicação do Boticário foi mais positiva do que a concorrente

Todo post tem o que chamamos de “vida útil”, ou seja, por quanto tempo ele continuou gerando buzz depois que foi publicado.

O post da Natura foi publicado no dia 16 de abril e teve um pico de buzz no dia seguinte. Conforme os dias foram passando, a publicação foi perdendo força rapidamente.

Neste caso, o que pode ter “prejudicado” a marca foi o fato de que ela adotou a estratégia de publicar vários vídeos para a campanha de Dia das Mães, e não apenas um só. Desta forma, o buzz se espalhou por diversas publicações ao invés de ficar concentrado em apenas um post.

 

Já a publicação do Boticário foi feita no dia 26 de abril, 10 dias depois de sua concorrente. Nos dias 01 e 02 de maio a publicação teve dois picos de buzz, mas até o momento desta publicação continuou tendo repercussão entre os internautas.

Quanto maior o período de vida de um post, melhor para a marca. Isso significa que a publicação está engajando e passando pela timeline dos usuários.

É possível inferir que a estratégia da marca em focar na divulgação de apenas um post tenha dado certo, tendo em vista que a publicação continuou gerando buzz semanas depois de ter sido publicada.

 

CONCLUSÃO E INSIGHTS

Ambas as marcas adotaram a estratégia de criar campanhas para o digital e para o offline também. Na televisão, as propagandas foram divulgadas em diversos horários para atingir o maior público possível.

Porém, no digital é possível alcançar um outro público: aquele que, normalmente, não assiste à televisão ou prefere passar seu tempo livre na internet.

A campanha da Natura gerou menos buzz e, por consequência, teve menor engajamento. Optamos por monitorar apenas um dos posts feitos pela marca divulgando o vídeo de sua campanha do Dia das Mães, mas observamos que diversas publicações foram feitas.

Talvez a intenção da marca tenha sido aparecer mais vezes no feed de seu público, mas, no final, a campanha teve menor repercussão do que a concorrente.

O Boticário criou apenas uma campanha e focou nesta divulgação para alcançar o maior público possível. Os comentários ajudaram na viralização, já que os internautas que se identificavam com aquela história marcavam outras pessoas para assistirem ao vídeo, usando o termo “olha” para isso.

Porém, ambas as marcas criaram campanhas que focam no emocional, na relação entre mães e filhos, deixando o produto em si em segundo plano. Isso cria identificação com o público e ajuda a marca a engajar mais.

 

Faça você mesmo uma batalha de campanhas!

Como isolar dois posts para fazer uma análise comparativa entre eles

1. Crie um novo relatório.

 

2. Na parte de Filtros insira no campo de pesquisa trechos de ambas as publicações entre aspas e com o termo booleano OR entre elas. Ex: "Neste Dia das Mães, convidamos a Fernanda para contar uma história para a sua mãe, Emilia" OR "Dá o play e se prepara pra ficar com ainda mais vontade de correr pro colo dela". Lembre-se de deixar ativo apenas o serviço de Facebook e na parte Fontes apenas as marcas que você está monitorando.

 

3. Agora as duas publicações aparecerão isoladas na parte inferior do relatório. Selecione-as e aplique a opção “Adicionar mensagens aos filtros”. Depois selecione a opção “Sim” na mensagem que surgir em sua tela e pronto! As publicações estarão isoladas e filtradas, ou seja, tudo o que você monitorar será apenas dos posts patrocinados.

 

Criando um Dashboard Real-Time Comparativo

Todos os reports aqui mostrados podem ser exibidos em um único Dashboard Real-Time. Isso permite que você compartilhe o dash com mais pessoas, mostre todos os resultados, insights e conclusões sem precisar extrair nenhuma planilha! Isso facilita o compartilhamento dos relatórios e a visualização de todas as métricas monitoradas.

O dashboard é importante para mostrar um panorama completo da comparação entre os relatórios de cada campanha e criá-lo é muito simples.

1. Abra a sua pasta no Buzzmonitor e selecione a opção “Ver como dashboard”.

2. Pronto! Agora é só organizar os relatórios na ordem e nos tamanhos que você desejar.

 

 

Faça você também uma batalha entre duas marcas no Facebook com o Buzzmonitor

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