Quais notícias publicadas no Facebook mais impactaram os brasileiros em 2018?


Entre 1º de janeiro e 30 de novembro de 2018 (334 dias) monitoramos, por meio do módulo Social News do Buzzmonitor, as notícias dos principais veículos noticiosos brasileiros no Facebook e obtivemos alguns insights.

Ao todo foram publicadas 3.065.014 notícias no período monitorado, uma média de 9.176 publicações por dia e 3.909 notícias por página, considerando o universo de 784 veículos noticiosos analisados.

OBS: os veículos do Social News do Buzzmonitor foram selecionados com base em suas reputações entre os leitores. Páginas e perfis dedicados à divulgação de fake news não foram contemplados neste estudo.

Confira os resultados!

 

Política foi o assunto que mais rendeu notícias no período

2018 foi ano de eleições presidenciais e termos como “Presidente”, “Lula” e “Bolsonaro” aparecem entre os mais citados nas notícias de 2018, além de um alto volume de publicações mencionando os principais estados do país, Rio de Janeiro e São Paulo.

OBS: a porcentagem leva em consideração apenas os termos presentes no gráfico e não o universo total de publicações.

 

Quinta e sexta-feira foram os dias da semana com maior volume de publicações

16% das publicações foram feitas na quinta-feira, totalizando 499.495 notícias apenas neste dia da semana. Sexta-feira aparece em seguida, também com 16% mas com 497.902 postagens. Já segunda-feira é o dia com menor volume de buzz, com apenas 10% do buzz total de notícias no período.

 

Veículos esportivos publicaram com mais frequência

Embora a principal pauta tenha sido política, os veículos com maior frequência de publicações se dedicam à cobertura esportiva. Dentre os 10 principais veículos com mais publicações no período, 4 deles são relacionados a esportes: “Esporte Interativo”, “Mundo ESPN”, “LANCE” e “FOX Sports Brasil”.

Além disso, páginas de noticiosos independentes ganharam força, como “Fatos Desconhecidos” e “Catraca Livre”, responsáveis, respectivamente, por 8% do universo de publicações dentre os veículos mais ativos no período.

OBS: a porcentagem leva em consideração apenas os termos presentes no gráfico e não o universo total de publicações.

 

“Quebrando o Tabu” e “Fatos Desconhecidos” foram os veículos com mais reactions

Não necessariamente os veículos mais ativos são os que despertam mais reações, como o gráfico abaixo mostra. Os veículos com mais engajamento de acordo com as reactions foram, nesta ordem: “Quebrando o Tabu”, “Fatos Desconhecidos”, “Esporte Interativo” e “G1 – O Portal de Notícias da Rede Globo”.

Dentre eles, apenas “Esporte Interativo” e “Fatos Desconhecidos” também estão entre os mais ativos. Além disso, apesar da força das reactions no Facebook, a “curtida” continua sendo a mais usada entre os internautas: 80% do engajamento são likes.

Porém, ela nem sempre é uma reação positiva: notícias com temas tristes também recebem likes, uma forma de o internauta marcar presença naquela pauta.

 

Veja abaixo quais foram as principais notícias compartilhadas por noticiosos brasileiros de acordo com o engajamento gerado pelos leitores no ano de 2018!

 

1. Notícia com mais “Triste” (79.735 “Tristes”)

Veículo: Quebrando o Tabu


Clique na imagem para visualizar a notícia completa no Facebook

O vídeo com o desabafo de uma mulher sobre uma briga de um casal na rua despertou 79.735 reações de “tristeza” nos leitores, sendo uma amostra de como o público se sentiu impactado pelo depoimento.

 

2. Notícia com mais “Raiva” (48.745 “Raivas”)

Veículo: Quebrando o Tabu


Clique na imagem para visualizar a notícia completa no Facebook

A foto mostra os cheques de premiação durante um campeonato de skate em Santa Catarina. Enquanto a mulher recebeu R$ 5.000,000, o homem ganhou R$ 17.000,00, gerando raiva entre os internautas.

3. Notícia com mais “Curtidas” (280.191 “Curtidas”)

Veículo: Quebrando o Tabu


Clique na imagem para visualizar a notícia completa no Facebook

O vídeo também despertou 81.693 reações “amei” entre o público da página.

 

4. Notícia com mais “Wow” (29.434 “Wows”)

Veículo: Fatos Desconhecidos


Clique na imagem para visualizar a notícia completa no Facebook

Apesar da imagem com a diferença entre os fígados ter sido a que gerou mais “surpresa” entre os leitores, a quantidade de “likes” superou os “wows”: foram 110.015 curtidas contra apenas 29.434 reactions de “wow”.

 

5. Notícia com mais “Haha” (84.405 “Hahas”)

Veículo: Quebrando o Tabu

Clique na imagem para visualizar a notícia completa no Facebook

Neste vídeo com Pabllo Vittar lendo notícias falsas envolvendo seu nome, as curtidas também superaram a reaction “haha”: ao todo foram 104.045 curtidas, contra 84.405 “hahas”.

 

6. Notícia com mais “Amei” (223.812 “Ameis”)

Veículo: Quebrando o Tabu


Clique na imagem para visualizar a notícia completa no Facebook

Por pouco esta também não foi a notícia com mais curtidas no ano: além do grande volume de reactions “amei”, a publicação mostrando a adoção de uma criança alcançou 277.008 curtidas.

 

Likes, reactions e comentários tornaram o consumo de notícias mais participativo e dinâmico, enquanto a forma como os leitores reagem a elas revela traços de sua personalidade e ideologia.

E os veículos estão aproveitando esta nova dinâmica no Facebook, revendo seus posicionamentos em busca de cada vez mais engajamento entre os leitores. A mídia independente está ganhando força, enquanto os veículos tradicionais também recorrem a pautas de variedade e entretenimento, adaptando o modelo tradicional de jornalismo à nova demanda do mercado.

 

O que isso nos ensina?

  • O consumo de notícias no Facebook está consolidado, com grande volume de publicações e canais ativos;
  • Não necessariamente os veículos mais ativos são os com mais reactions;
  • As fake news, usadas como estratégia de marketing por alguns setores como o político, não são material para veículos já consolidados no meio digital;
  • A pauta “variedades” ganhou força. Ao observar as 6 notícias com mais reactions no ano, nenhuma delas citam notícias em si, mas conteúdos de variedade. Os veículos estão buscando engajamento em paralelo ao jornalismo tradicional;
  • As pessoas estão prontas para interagir, se emocionar ou demonstrar sua aprovação ou reprovação pelo que leem, seja por meio de reactions ou comentários.

 

Segundo o Estudo Hábitos e Comportamento do internauta Brasileiro, realizado em 2016 pela E.life, o feed de notícias se tornou a principal fonte de informações entre os brasileiros online em redes sociais. E o Facebook, com seus 150 milhões de brasileiros ativos mensalmente, disputa com a TV o lugar de principal fonte de informação no país.

O Social News do Buzzmonitor, um serviço plug-and-play, oferece a agências e clientes finais a possibilidade de acompanharem diariamente todas as publicações dos principais veículos de comunicação brasileiros, quais são os leitores mais ativos nestes veículos, além de monitorar crises e saber em primeira mão todas as notícias divulgadas envolvendo uma determinada marca.

 

Gostou? Inscreva-se para receber nossos conteúdos

 

Última atualização: 05/12/2018

Fonte imagem de capa: Quebrando o Tabu

Quais notícias publicadas no Facebook mais impactaram os brasileiros em 2018?
Rolar para o topo