Por que monitorar eventos se tornou uma estratégia das marcas para entender seu público?

Monitoring

1067 visualizações

Por que monitorar eventos se tornou uma estratégia das marcas para entender seu público?

Nos dias 30 e 31 de agosto aconteceu em São Paulo o 4º Expo Fórum de Marketing Digital 2017, organizado pela Digitalks. Para acompanhar todos os acontecimentos do evento e não perder nenhum detalhe, o time de consultores do Buzzmonitor montou um Dashboard em Tempo Real com as principais informações.

O Dashboard Real Time você confere aqui e abaixo mostraremos os principais relatórios criados. Todos os reports foram criados a partir do monitoramento da marca Digitalks, organizadora do evento. Eles podem servir de inspiração para que você monitore o próximo evento que sua empresa participar!

 

  • Evolução Diária

Com esse relatório você pode acompanhar o volume diário de mensagens de internautas recebidas nos perfis da marca cadastrados no monitoramento. Observe que neste relatório os dias com maior buzz são os dias 30 e 31, os dias do evento.

OBS! Este relatório pode ser usado também para mostrar no Dashboard os últimos comentários e menções em tempo real.

 

  • Consumidores que mais comentaram

Este relatório mostra os internautas mais engajados durante o período do monitoramento. Com base nas palavras selecionadas durante o cadastro da marca, é possível acompanhar quais os consumidores que estão falando mais sobre o evento. Um relatório importante para entender quem são as pessoas mais envolvidas com o evento e possivelmente criar ações diretamente com elas.

 

  • Top Hashtags

Aqui é possível acompanhar as hashtags mais usadas nas publicações relacionadas ao evento. Sabendo quais as hashtags que os internautas estão colocando em suas postagens, você poderá usá-las também e assim aumentar o buzz e o engajamento com os seus posts.

 

  • Termos mais citados

Acompanhar os termos mais citados é importante para entender quais os interesses do seu público e o que é mais relevante para eles naquele evento.

 

  • Share of Buzz

Um relatório de Share of Buzz é importante para entender quais são as redes sociais com mais publicações durante o evento. No caso do Expo Fórum, a rede social mais usada foi o Instagram, seguida pelo Twitter. O Facebook aparece com um buzz muito pequeno quando comparado às duas primeiras.

 

  • Perfil dos consumidores

Este relatório talvez seja o mais relevante para as marcas que desejam entender o perfil dos internautas presentes no evento. Com este report é possível acompanhar quem são as pessoas que fizeram as interações e em quais redes sociais, por meio das descrições feitas pelos consumidores em suas Bios. Por exemplo: este relatório mostra que a maior parte do público trabalha com Marketing, sendo que 62% está no Instagram e 38% no Twitter. Veja aqui como a Bio do Instagram pode ser estratégica para a sua marca.

 

  • Horários de maior interação

Entender os horários com mais publicações de seus internautas é uma estratégia que pode te ajudar a fazer atualizações e postagens nos mesmos horários que o seu público. Isso aumentará o engajamento com sua publicação e dará mais visibilidade à sua marca.

 

Instagram Locations para o monitoramento de eventos

O monitoramento do buzz no Instagram pode ser criado sem a utilização de termos, a partir do isolamento de uma ou mais localidades. Isso permite conhecer o buzz de um local como estádio ou show, cidade ou mesmo diversos locais como lojas de uma franquia ou uma rede de restaurantes.

Para o profissional de social media é uma excelente oportunidade para conhecer o buzz sobre eventos, cidades, bares, shows, sem se preocupar com a utilização de um termo inicial.

Apenas usando a geolocalização é possível obter alguns insights a respeito das pessoas que fizeram check-in naquela localização. No caso, o evento foi realizado no Transamérica Expo Center, então conseguimos monitorar essa localização e a partir disso gerar alguns relatórios.

 

  • Audiência

Apenas com a geolocalização é possível acompanhar os horários com mais buzz naquele local. Repare que o pico de audiência também é às 10h, como no relatório anterior que mostra os horários de maior interação.

 

  • Top Bios

Durante o período de monitoramento, algumas bios (descrição do perfil do Instagram) apresentaram termos em comum na localização “Transamérica Expo Center”. As bios que estavam no evento continham os termos: “Digital” e “Marketing” disparados frente aos demais, o que nos leva a presumir que as pessoas naquele local trabalham ou têm interesse em Marketing Digital, por exemplo. Repare que esses dois termos também aparecem à frente no report de perfil dos consumidores.

 

  • Top Termos

Este relatório também mostra que os termos mais mencionados na localização foram “Digital” e “Marketing”, assim como apontado no relatório de monitoramento da marca Digitalks, no começo deste mesmo post. Essa convergência de informações no monitoramento da marca e no monitoramento da localização nos leva a concluir que o público em eventos costuma marcar em suas publicações onde estão.

 

 

Comparação entre o buzz da marca e de Instagram Locations

Para mostrar a importância do monitoramento por geolocalização, criamos um report comparando o buzz coletado pela marca e pela Location do evento.

 

Dos 825 posts coletados pelo monitoramento da marca Digitalks, 801 foram coletados no monitoramento da geolocalização. Isso significa que 801 posts feitos no Instagram estavam com a geolocalização marcada. Ou seja: o monitoramento de Instagram Locations traz dados de forma muito mais prática e fornece ainda mais insights para os analistas de Social Media.

 

Conclusão e Insights

Tanto o monitoramento da marca Digitalks quanto o monitoramento da geolocalização Transamérica Expo Center mostraram dados muito similares, como principais termos, bios e horários com maior volume de publicações. Com isso é possível obter o insight de que marcar localizações em postagens é um comportamento recorrente dos internautas.

Assim, o monitoramento geolocalizado ganha ainda mais importância, principalmente durante shows, palestras e eventos que reúnem um volume muito grande de pessoas falando sobre determinado acontecimento. Marcas que costumam realizar eventos ou participar de grandes congressos têm a oportunidade de entender qual público estava presente, de uma forma ainda mais rápida do que pelo cadastro de termos específicos para o monitoramento com termos booleanos.

Outra possibilidade é interagir com as pessoas que estão no seu evento. Acompanhando a geolocalização, é possível monitorar e interagir com o público que está falando sobre sua marca em um raio próximo a você. Eventos patrocinados são uma grande oportunidade de negócio, pois geram muito buzz e com o monitoramento da localização é possível acionar campanhas direcionadas para o público que está no local.

 

Comece agora mesmo a utilizar o monitoramento de localização do Instagram com o Buzzmonitor

USE GRÁTIS O BUZZMONITOR

Comentários

Deixe um comentário