O que a batalha de páginas do Facebook entre as marcas Pampili e Brandili nos revela?

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O que a batalha de páginas do Facebook entre as marcas Pampili e Brandili nos revela?

Outubro é conhecido como o mês das crianças, por conta da data comemorativa 12 de outubro. Pensando nisto, monitoramos durante o período do dia 27 de setembro a 02 de outubro as publicações no Facebook de duas marcas famosas voltadas para o público infantil: Brandili e Pampili.

Toda a batalha de marcas foi feita por meio do Analytics Pro do Buzzmonitor.

Confira os resultados!

 

Crescimento de Fãs

Durante o período monitorado é possível perceber que a Brandili começa no dia 27/09 com um crescimento de fãs menor (438 fãs) do que a Pampili (536 fãs). Porém ao longo dos dias quem teve maior crescimento foi a Brandili, com uma mudança total em fãs maior do que a Pampili (Brandili com uma mudança de 3K e Pampili com 2K). Ainda assim a Brandili fica atrás em relação ao total de fãs:

  • Brandili: 770K
  • Pampili: 1M

 

Publicações das Páginas

Ao longo dos dias monitorados a Brandili fez 9 publicações, enquanto a Pampili fez 13. A média de publicações por dia para ambas é próxima: Pampili tem uma média de 1.63, enquanto Brandili faz 1.13 publicações.

 

Top Posts

Para fazer uma análise comparativa e entender como os internautas interagem com cada publicação, é possível ver os principais posts de cada marca e compará-los. O Top Post da Brandili foi publicado no dia 02/10 no período da manhã e teve 8K interações. Já o Top Post da Pampili foi publicado no dia 29/09 à noite e teve 3K interações. Esses dados mostram que apesar da Pampili ter mais fãs, os seguidores da Brandili são mais engajados.

Outras métricas como Engajamento, Reações, Comentários e Compartilhamentos também podem ser vistas nesta comparação.

 

Engajamento

Durante os dias que fizemos o monitoramento, quem teve maior engajamento, maior crescimento de engajamento e maior média de engajamento foi a Brandili. No dia 02/10, quando a Brandili atingiu seu ápice de taxa de engajamento com 0.55, a Pampili atingiu apenas 0.09 de engajamento. O ápice da Pampili foi no dia 27/09, com 0.11 de engajamento. Como mostrado nos Top Posts, percebe-se que apesar da Pampili ter mais fãs, quem gera mais engajamento é a Brandili. Esses dados são importantes para entender que nem sempre quantidade de curtidas na página é um dado suficiente para entender uma marca, mas sim como seus consumidores interagem com suas publicações.

 

Número de Interações

Os números de interações de ambas as marcas oscilam muito ao longo dos dias. Pampili começa no dia 27/09 à frente da Brandili, com 3.299 interações, enquanto Brandili tem apenas 362. Mas no dia 02/10 Brandili passa à frente com 4.283 interações, enquanto Pampili fica com 2.501. Essa oscilação está relacionada ao conteúdo dos posts aos dias em que foram feitas as publicações: entender como seu público interage de acordo com o conteúdo é importante para criar ainda mais conteúdos relevantes e que possam gerar ainda mais interações.

 

As Reações de cada marca

As reações (ou reactions) são um dado relevante para entender os sentimentos que as publicações despertam nos internautas. Em relação às reações a Pampili sai à frente, com 11K de curtidas, 1K de “amei” e 92 “wow”. A Brandili fica com 9K curtida, 103 “amei” e apenas 8 “wow”. Por outro lado, a Pampili tem uma reação “grr”, enquanto a Brandili não tem nenhuma.

 

Taxa e tempo de Resposta a Interações de Usuários

Brandili deixou 29 internautas sem resposta durante o período, enquanto Pampili não respondeu 24 pessoas. Em relação ao tempo de resposta, a Brandili oscila entre demorar cerca de 10/30 minutos, 90 minutos e 6 horas e 12/24 horas. Já a Pampili permanece na faixa de 12/24 horas. Normalmente quando os internautas realizam uma interação, eles esperam que sejam respondidos em até 24h para não se frustrarem com a empresa. No caso, ambas as marcas estão dentro deste limiar, passando uma imagem positiva para seus internautas.

 

RESULTADOS

 

Como fazer uma batalha de páginas do Facebook com o Analytics Pro

Você sabia que você mesmo pode fazer uma análise comparativa entre sua marca e seu concorrente com o Buzzmonitor Analytics Pro? Veja o passo a passo:

  • Antes de mais nada é necessário cadastrar as marcas que serão analisadas. Vá até a engrenagem no canto superior direito e clique em marcas. Uma janela irá abrir com uma lista de redes sociais. Basta clicar em cada uma delas para adicionar as páginas e perfis da marca que você irá monitorar. Depois basta clicar em “Salvar e ver meus relatórios” e nomear seu projeto.

 

  • Clique no ícone do Analytics Pro. Se você ainda não tem o seu ativado, entre em contato com o nosso time de atendimento pelo e-mail atendimento@buzzzmonitor.com.br. Depois, clique no ícone do Facebook.

 

  • Em seguida, selecione a página, selecione o período - no caso o nosso período foi personalizado, mas é possível escolher qualquer uma das outras opções -  e clique em comparar para selecionar a segunda página que será analisada.

 

  • Pronto! Todos os dados para sua análise estarão à sua disposição!

 

CONCLUSÃO

Os dados da análise comparativa entre as duas marcas revela a importância de acompanhar o que se publica no Facebook, tanto no da sua marca quanto no dos concorrentes. A forma como o público interage, reage e se engaja com a marca revela muito sobre o momento que aquele consumidor está vivendo.

E entender os pontos fortes de seu concorrente e os seus pontos fracos é um grande aprendizado para saber o que deve ser melhorado. Todo conteúdo deve ser acompanhado de dados, pois são eles que mostram o que está ou não dando certo em suas campanhas.

Analisar como isso acontece no Facebook é um bom começo para quem deseja aprender mais sobre como melhorar sua presença e imagem de marca na rede social.

 

Confira o vídeo que fizemos com alguns dos resultados da batalha!

 

 

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