João Doria vê rejeição aumentar nas redes sociais

Monitoramento Redes Sociais

1508 visualizações

João Doria vê rejeição aumentar nas redes sociais

Estudo feito com o Buzzmonitor aponta desaprovação pela saída do prefeito antes do fim do mandato

 

Entre os dias 12 e 16 de março, a página do Facebook do prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), viu o número de reações negativas crescerem.

Ao observar as reactions dos seguidores do prefeito comparando os meses de Fevereiro/2018 e Março/2018, o número de reações de fúria (“GRR”/“Raiva”) dos usuários passaram de 12 mil para 32 mil, quase três vezes mais.

Fevereiro/2018

 

Março/2018

 

Entre os dias 12 e 16 de março, período em que o João Dória anunciou que sairia da prefeitura, fica mais evidente a desaprovação das publicações do prefeito comparando com o período de 05 a 09 de março, semana anterior.

De 05/03/2018 a 09/03/2018

 

De 12/03/2018 até 16/05/2018

 

E de 19 a 23 de março, a semana seguinte, o número de reações de fúria continuaram altas, mas já caíram pela metade em relação ao período anterior.

 

Selecionando os 6 posts mais engajados na semana em que Dória anunciou o seu desligamento, observamos um pico de interação no print da reportagem da revista Veja, que discorre sobre sua saída do cargo antes do término do mandato:

 

Confira o gráfico abaixo que mostra os termos mais usados pelos perfis que interagiram com o prefeito na semana que monitoramos.

 

Além das menções contrárias à candidatura de João Dória, houve também reclamações sobre o SAMPAPREV (São Paulo Previdência), a greve e manifestação dos professores na Câmara Municipal, além de pessoas reclamando sobre o fechamento de AMA´s (Assistência Médico Ambulatorial) e UBS´s (Unidade Básica de Saúde), bem como questões ligadas à zeladoria urbana (limpeza pública de ruas e espaços públicos).

Acompanhando a audiência das redes sociais do prefeito hora-a-hora, percebemos o crescimento das menções após às 19h do dia 12 de março conforme gráfico:

 

Quando buscarmos as hashtags mais usadas pelos usuários, #Joaomentiroso lidera, sendo usada 32 vezes também no dia 12 de março conforme mostra o gráfico:

 

 

Todos os dados coletados para este estudo são públicos e vieram das páginas oficiais do prefeito no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.


Caio Figueiredo

caio.figueiredo@buzzmonitor.com.br

USE GRÁTIS O BUZZMONITOR

Comentários

Deixe um comentário