Como o monitoramento qualitativo de posts pagos no Instagram pode revelar insights importantes para a marca

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Como o monitoramento qualitativo de posts pagos no Instagram pode revelar insights importantes para a marca

O monitoramento qualitativo de posts patrocinados ou dark posts é uma das estratégias que podem ajudar as marcas a melhorar a performance das suas campanhas, compreendendo se o engajamento vislumbrado em métricas de analytics é positivo ou negativo, além dos temas que vêm à tona nos comentários.

Para demonstrar a importância deste monitoramento. Entre os dias 1 e 15 de maio, monitoramos dois posts das marcas Santa Lolla e Carmen Steffens no Instagram para entender como o público se engaja e reage às campanhas. Foram analisados 173 publicações de 152 internautas distintos do Instagram em dois posts patrocinados.

Nossa “Batalha de Campanhas” foi realizada através do módulo de Monitoramento do Buzzmonitor e apontou diferenças de performance das duas marcas. Conheça os principais resultados:

 

 

CAMPANHAS

Para entender qualitativamente o engajamento dos consumidores com as duas campanha, aplicamos a análise de termos através do módulo de Monitoring do Buzzmonitor

A campanha da Santa Lolla, publicada no dia 3 de maio, com imagem de um scarpin “repaginado” obteve mais de 16.200 curtidas e 156 comentários. A marca no Instagram tem mais de 1,8 milhões de seguidores.

Clique na imagem para visualizar a campanha no Instagram

 

A Carmen Steffens publicou uma imagem no dia 7 de maio com um scarpin clássico. A campanha, curtida mais de 15.500 vezes, menos do que sua concorrente, obteve 72 comentários, menos da metade da concorrente. A marca no Instagram tem 1,7 milhões de seguidores, pouco menos do que a Santa Lolla.

Clique na imagem para visualizar a campanha no Instagram

 

Termos mais citados pelas marcas

Os termos mais citados por ambas as marcas de sapatos nos comentários das campanhas foram: “lindo”, com 54% das menções na publicação da Carmen Steffens e 46% na publicação da Santa Lolla. “Perfeito” também teve destaque, com 56% das menções na publicação da Carmen Steffens e 44% na publicação da Santa Lolla.

Destacamos mais uma vez a presença do termo “olha”, como mencionado na batalha anterior, onde um internauta marca outro na publicação para enfatizar aquele conteúdo que pode ser de interesse de amigos. 43% das menções “olha” foram feitas na publicação da Carmen Steffens e 57% nas publicações da Santa Lolla, demonstrando maior potencial viral da campanha da Santa Lolla.

 

Audiência (horário nobre de interações)

Monitoramos também os horários em que o público mais interagiu em cada publicação. É possível perceber uma mudança na forma como cada usuário interage de uma forma com cada marca: o pico de audiência na marca Carmen Steffens foi às 10h, enquanto na marca Santa Lolla foi às 19h.

 

Período de buzz das publicações

Acompanhamos a duração que teve o buzz de cada uma das publicações. A publicação da Carmen Steffens feita no dia 07 de maio apenas teve dois dias de buzz, prolongando-se até o dia seguinte.

 

Já a publicação da Santa Lolla teve um buzz mais longo. A postagem foi feita no dia 03 de maio e ainda teve buzz até dia 09, um total de sete dias com interações na publicação.

 

CONCLUSÃO E INSIGHTS

A campanha da Santa Lolla recebeu mais curtidas e comentários, tendo também mais seguidores do que a Carmen Steffens. Ainda assim, ambas as campanhas tiveram um número próximo de curtidas, mesmo que o número de comentários tenha sido mais esparso entre uma e outra.

Também verificamos que o termo “olha” é usado pelos consumidores de ambas as marcas, com uma pequena vantagem da Santa Lolla. O termo é um índice interessante para medir a viralidade de uma campanha, já que os internautas geralmente o usam ao marcarem amigos nos comentários da campanha.

Um dado interessante é a intenção de compra ou a dúvida sobre lojas onde o produto está disponível, representada pelo termo “comprar”, maior para a marca Santa Lolla (83%) em comparação com a Carmen Steffens (17%), demonstrando maior interesse em compra deste produto.

Outro fato importante que deve ser destacado é o ponto da divergência entre os horários de pico de cada publicação. É importante que a marca conheça seu público e acompanhe em quais horários ele é mais ativo na rede social, para que assim suas publicações tenham um buzz maior e alcancem um público mais abrangente.

Com o Buzzmonitor é possível acompanhar cada detalhe da publicação feita pela sua marca e também dos concorrentes, para assim criar estratégias que poderão alavancar suas campanhas no Instagram.

 

Como comparar duas campanhas patrocinadas no Instagram?

Veja abaixo como sincronizar a conta do Instagram no Buzzmonitor, como isolar os posts para monitorá-los e também como fazer um dashboard comparativo de duas campanhas.

 

Sincronizando a conta do Instagram no Buzzmonitor

Para começar é simples.

1 - Vá até a parte superior direita da tela e procure pela engrenagem ao lado da sua imagem.

2 - Em seguida, selecione “Configurações” e role a página até a parte de “Contas do Instagram”.

3 - Procure pela imagem abaixo:

4 - Agora é só inserir os dados da conta e pronto! O Instagram estará pronto para ser monitorado pelo Buzzmonitor.

 

Isolando os posts

Para acompanhar posts separadamente é preciso isolá-los no monitoramento. Veja como fazer isso.

1 - Crie um novo relatório.

 

2 - Vá em “Editar relatório” e na parte de Filtros insira no campo de pesquisa trechos de ambas as publicações entre aspas e com o termo booleano OR entre elas. Ex: "o clássico scarpin" OR "Scarpin luxuoso". O primeiro trecho é da publicação da Santa Lolla e o segundo trecho da Carmen Steffens. Lembre de deixar ativo apenas o serviço de Instagram e na parte “Fontes” apenas as marcas que você está monitorando.

 

 

 

3 - Agora as duas publicações aparecerão isoladas na parte inferior do relatório. Selecione-as e aplique a opção “Adicionar mensagens aos filtros”. Depois selecione a opção “Sim” na mensagem que surgir em sua tela e pronto! As publicações estarão isoladas e filtradas, ou seja, tudo o que você monitorar será apenas dos posts patrocinados.

 

 

Criando um Dashboard comparativo

O dashboard é importante para mostrar um panorama completo da comparação entre os relatórios de cada campanha e criá-lo é muito simples.

1 - Abra a sua pasta no Buzzmonitor e selecione a opção “Ver como dashboard”.

 

2 - Pronto! Agora é só organizar os relatórios na ordem e nos tamanhos que você desejar.

 

 

 

Faça agora mesmo um comparativo entre duas marcas com o Buzzmonitor

USE GRÁTIS O BUZZMONITOR

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