Como o monitoramento geolocalizado do Instagram pode ser estratégico para uma marca?

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Como o monitoramento geolocalizado do Instagram pode ser estratégico para uma marca?

O monitoramento do buzz no Instagram pode ser criado sem a utilização de termos, a partir do isolamento de uma ou mais localidades. Isso permite conhecer o buzz de um local como estádio ou show, cidade ou mesmo diversos locais como lojas de uma franquia ou uma rede de restaurantes. Para o profissional de social media é uma excelente oportunidade para conhecer o buzz sobre eventos, cidades, bares, shows, sem se preocupar com a utilização de um termo inicial.

No nosso estudo de caso, monitoramos durante 7 dias o buzz da localização “Allianz Parque” no Instagram. O local, também conhecido como “Arena Palestra Itália”, “Arena Palmeiras” ou apenas “Allianz” foi inaugurado em 2014 e desde então é usado tanto para receber partidas esportivas de futebol quanto para a realização de shows de grande porte.

 

RESULTADOS

Top Termos

Os termos mais mencionados pelo público nesta localidade foram “Palmeiras”, “Vasco”, “Brasileiro” e “2017”. Os termos são similares às hashtags e fazem alusão à partida entre Palmeiras e Vasco pelo Campeonato Brasileiro 2017. Nas imagens publicadas no Instagram as legendas usualmente comentam o jogo e o resultado.

Como dia 14 de maio também foi Dia das mães, vemos os termos “Domingo”, “Mães” e “Campeão” aparecerem nas barras menores, uma oportunidade importante para marcas interessadas em interagir em tempo real com mães ou filhos próximos ao estádio.

 

Dias da semana que geram mais buzz

Monitorando a localização “Allianz Parque”, verificamos que o pico de buzz relacionado a esse local aconteceu no dia 14 de maio, domingo, dia de jogo. O buzz começou de forma tímida no dia 12, sexta-feira, crescendo no dia 13, sábado e atingindo seu ápice no domingo. Interessante observar como o buzz se prolongou até o dia 16, terça-feira, dois dias depois do jogo, demonstrando como o acontecimento continuou repercutindo no Instagram mais de 24 horas depois do término da partida.

 

Horários que geram mais buzz

Dois horários têm pico de buzz: 15h e 18h. As partidas de futebol costumam começar 16h, horário com pouco buzz, o que nos leva a concluir que durante o jogo os internautas preferem assistir à partida do que publicar imagens. Porém, antes do jogo e no momento em que ele termina é quando são feitas mais publicações: período estratégico para que as marcas façam campanhas direcionadas para esse público.

 

Gênero do Público

Quase metade dos internautas, 49,7%, que fazem check-in nessa localização são homens, enquanto as mulheres aparecem com 19,6% e o restante são usuários onde o gênero não foi detectado.

 

Top Bios

Durante o período de monitoramento, algumas bios (descrição do perfil do Instagram) apresentaram termos em comum na localização “Allianz Parque”. As bios que estavam no estádio continham os termos: “Palmeiras”, mencionado em 244 bios, seguido por “Snap”, em 135, o que mostra um ponto de convergência entre duas redes sociais: Instagram e Snapchat, e em terceiro lugar “Palmeirense”, em 110 bios monitoradas.

 

 

CONCLUSÃO E INSIGHTS

A partir do monitoramento da localização “Allianz Parque”, concluímos que as hashtags mais usadas, assim como os termos mais mencionados, fazem alusão ao local que foi analisado e também ao evento que lá aconteceu, no caso o jogo entre Palmeiras e Vasco. Observamos que apesar do jogo a localização contou com menções também ao Dia das Mães. Também verificamos que os horários e dias da semana com maior buzz foi domingo em horários próximos ao jogo. Esse cenário pode se modificar durante um show, por exemplo, que pode acontecer em um sábado à noite e gerar diferentes hashtags e termos mais citados.

Utilizando o monitoramento de localização do Instagram surge um novo leque de opções para serem exploradas pelo profissional de Social Media. No caso da localização analisada, marcas próximas ao Allianz Parque poderiam investir em campanhas na rede social durante o dia e nos horários com maior buzz no Instagram para levar os torcedores até seus estabelecimentos após o jogo, por exemplo.

 

Outros casos para utilizar o monitoramento da localização do Instagram

  • Monitore e analise fotos em massa: é possível monitorar as fotos compartilhadas em festivais de música, como o Lollapalooza ou o Rock In Rio, por exemplo. Inserindo a localização do evento será possível acompanhar todas as fotos postadas no evento. E aplicando o serviço Brand Logo Detection, que permite que marcas sejam identificadas nas imagens mesmo sem a menção das mesmas na publicação, você pode descobrir o Share of Image (participação em % das fotos da sua marca no universo de fotos totais de outras marcas compartilhadas no festival).
  • Descubra o buzz próximo ao seu negócio: acompanhando a localização de sua franquia ou de seus postos de venda você descobre o buzz próximo ao seu negócio e assim pode ter insights a respeito de ações que podem ser feitas para levar consumidores até seu estabelecimento.
  • Interaja com pessoas que estão no seu evento: se você patrocinou um evento, é possível que você monitore e interaja com consumidores que falam sobre sua marca no raio desse evento patrocinado por você. Uma grande marca de bebidas que patrocinou o Boulevard Olímpico na Praça Mauá - RJ durante as Olimpíadas 2016 usou a geolocalização de posts para monitorar e interagir pessoalmente com consumidores da marca que estavam no local. Os analistas de relacionamento surpreendiam alguns consumidores, lovers da marca, abordando-os ainda na fila para o evento. Eventos patrocinados são uma grande oportunidade de negócio, pois geram muito buzz e com o monitoramento da localização é possível acionar campanhas direcionadas para o público que está no local.

Com as novas atualizações do Buzzmonitor de Maio tornou-se possível acompanhar o buzz de localizações específicas do Instagram, monitorando os principais termos relacionados a ela, as principais hashtags, o perfil do internauta naquela localização e muito mais.

Dessa forma, as marcas passam a conseguir acompanhar o que os consumidores estão falando e fazendo nas localizações de seus estabelecimentos, de forma que o profissional de Social Media pode ter alguns insights sobre estratégias que podem ser aplicadas a clientes específicos.

 

Como monitorar uma localização no Instagram

1 - Vá até “Marcas” na engrenagem na parte superior da página.

2 - Clique em “Busca avançada”. 

3 - Insira um termo genérico em “Todas essas palavras”, vá até a parte de Instagram, clique em “Adicionar localização” e insira a localização do Instagram que você deseja monitorar.

Pronto, você agora pode começar o seu monitoramento geolocalizado do Instagram!

 

Comece agora mesmo a utilizar o monitoramento de localização do Instagram com o Buzzmonitor

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