Como denunciar uma conta falsa nas redes sociais?

Ter um clone nas redes sociais pode gerar problemas e muita dor de cabeça. Agora, ter uma conta falsa da sua marca pode atrapalhar o desempenho da sua empresa em diversos outros aspectos.

Além de poder gerar repercussão negativa para a sua marca, as contas falsas podem ainda confundir seu público, assim como menções, sugestões, reclamações e dúvidas podem acabar perdidas.

Confira abaixo como proceder em cada rede social.

 

Facebook

Para denunciar uma conta falsa no Facebook, basta ir até o perfil clone, clique na foto da capa e selecione a opção Denunciar. Siga as instruções na tela para enviar a denúncia.

Caso você não possua uma conta no Facebook, é possível preencher um formulário especial.

Como denunciar uma conta falsa no Facebook

A política de segurança do Facebook não permite que outras pessoas se passem por você, usem suas fotos, usem nomes falsos ou não representem uma pessoal real.

Instagram

Assim como as outras redes, o Instagram também garante a segurança de seus dados. Se alguém criou uma conta fingindo se passar por outra pessoa, você pode fazer uma denúncia. Basta seguir as informações solicitadas (além de enviar uma imagem de seu documento de identidade emitido pelo governo).

A denúncia pode ser feita dentro do aplicativo, mas se você não possui uma conta no Instagram, basta preencher um formulário específico (novamente fornecendo todas as informações solicitadas).

Como denunciar uma conta falsa no Instagram

O Instagram responde apenas às denúncias que forem enviadas pela pessoa prejudicada.

 

Twitter

Para denunciar uma conta falsa que esteja se passando por você, ou alguém que conheça, vá ao site do suporte do Twitter. Lá você encontra todas as opções de denúncias que deseja fazer.

Se você não é o responsável por uma empresa, não é possível realizar a denúncia. Mas você pode entrar em contato com o responsável e avisá-lo que sua marca é alvo de uma página fake.

Como denunciar uma conta falsa no Twitter

 

YouTube

O YouTube também é rígido em relação às violações às Diretrizes da Comunidade. Qualquer ação e conteúdo considerados inadequados devem ser denunciados, inclusive a falsificação de identidade. Para isso é preciso acessar a ferramenta de denúncia da plataforma. Para mais informações, acesse a política de falsificação de identidade do YouTube.

Como denunciar uma conta falsa no YouTube

 

LinkedIn

O LinkedIn não dispõe de um formulário para denunciar perfis falsos ou inadequados, mas há um passo a passo fornecido pela rede para denunciar tais perfis, veja abaixo ou clique aqui.

Denunciar contas falsas ajuda as redes sociais a melhorarem as plataformas e também auxilia os demais usuários que poderiam ser impactados por esses perfis inadequados.

 

Gostou? Inscreva-se para receber nossos conteúdos

Como denunciar uma conta falsa nas redes sociais?
Rolar para o topo