Como as marcas de e-commerce se preparam para o dia dos namorados? E o que os consumidores têm achado das campanhas?


O dia dos namorados, comemorado no dia 12 de junho no Brasil está chegando. E as páginas de e-commerce já começaram a busca pela atenção de consumidores em quarentena.

Monitoramos dentro em um mês (09/05 até 09/06) 3.958 publicações no Facebook da nossa base de 108 páginas de e-commerce no Facebook para entender o engajamento dos mesmos. 

No dia 25 de maio aconteceu o pico de publicações das páginas de e-commerce atingindo 23% do volume total analisado. A publicação que mais teve engajamento no dia foi da marca O Boticário com 5.638 curtidas em um vídeo que divulga dois produtos da marca. Veja abaixo:

 

Além de ter a publicação mais engajada no dia que teve o pico na nossa análise, O Boticário também é a marca que mais publicou durante o período monitorado. Com 66% das publicações, a marca de perfumaria e cosméticos ocupa o topo do nosso top 4 seguido pela marca de jóias Vivara com 21% e da marca de moda Calvin Klein com 3%. Por último, com 2% das publicações temos Quem disse, berenice.

 

Com duas marcas do segmento de cosméticos e perfumaria no nosso top 4 e o alto índice de engajamento do grupo O Boticário conseguimos identificar a enorme popularidade desses produtos para o dia dos namorados. 

Olhando para o Buzzmonitor Trends pesquisando o mesmo termo de pesquisa (dia dos namorados), observamos que 65.95% do público que interage com as marcas são de mulheres. Enquanto os homens representam 34.05% do público. 

 

Uma coisa que chama atenção no nosso estudo é justamente a linguagem que as marcas usam para falar com o consumidor nas redes sociais. Que os emojis são populares entre os internautas não é segredo para ninguém, mas a forma com que eles são usados pelas marcas podem beneficiar muito uma campanha. 

 

O emoji de coração é o mais usado, em 11% das publicações em que eles aparecem e a publicação que mais engajou usando esse emoji é da Virtual Joias divulgando um par de alianças para o dia dos namorados. A publicação tem 384 curtidas e 82 reações de amei no Facebook.  

Em seguida, usado em 9% das publicações vem o emoji de smile com corações e a publicação da marca de moda Hering foi a que mais engajou ao utilizá-lo, num post sobre a combinação de duas camisetas, e que obteve 1.242 curtidas

Completando o top três de emojis temos o emoji da mulher, aparecendo em 6% do total de publicações, carregando com ele a publicação da marca Quem disse, berenice sobre as ofertas para o dia dos namorados. A publicação teve 141 curtidas e 12 reações de amei.

 

Quais as páginas que mais engajaram?

 

  • Post mais amado e curtido –  5.915 reações de amei e 25.632 curtidas

Para completar o clima de “amor no ar”, a publicação que mais recebeu a reação amei no Facebook foi da Natura na campanha do dia dos namorados com vários casais dançando. 

 

  • Post mais engraçado – 143 reações de Haha

A publicação da Natura também leva essa posição como o post mais engraçado entre os e-commerces.

 

  • Post mais odiado – 85 reações de GRR

Uma campanha da marca Hering falando sobre a diversidade de casais foi a mais odiada na análise. Alguns comentários na internet revelam que o público sentiu falta de um casal de mulheres na campanha. 

E sua marca, o que está preparando para o Dia dos Namorados?

Como as marcas de e-commerce se preparam para o dia dos namorados? E o que os consumidores têm achado das campanhas?
Rolar para o topo