Alexa ganha do Google em menções em redes sociais na guerra dos assistentes de voz

Notícias

247 visualizações

Alexa ganha do Google em menções em redes sociais na guerra dos assistentes de voz

O Google Assistente e a Amazon Alexa são dois assistentes de voz que prometem travar uma batalha pela preferência dos consumidores brasileiros. Os produtos foram lançados no Brasil no último trimestre de 2019 e estão ganhando espaço nas redes sociais. As diferentes possibilidades de uso dos assistentes virtuais Amazon Alexa e Google Assistente permitem aos dois produtos uma presença diversa em canais sociais. Monitoramos os termos “Google Assistant”, “Google Home”,“Amazon Alexa” e “Amazon Echo” no Buzzmonitor Trends, ferramenta de busca histórica em redes sociais. O resultado para o período de 24 de dezembro a 24 de janeiro é que os posts mais engajados no Facebook mostraram as várias possibilidades de uso dos dois assistentes de voz.

Durante o período analisado, 24 de dezembro a 24 de janeiro, os dois assistentes tiveram 28.384 menções, somando as redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. O produto da Amazon teve 70,7% (20.068) das menções nas redes sociais, enquanto o do Google teve 29,3% (8.316). Os dois produtos  tiveram um crescimento nas menções após a CES 2020, maior feira de tecnologia do mundo.

O que se destacou entre as menções aos assistentes de voz é que suas possibilidades de integração com outros produtos e marcas gera diversas menções às duas plataformas em perfis de marcas como Nubank, Toyota e Lamborghini.

Os posts sobre Amazon Alexa com mais engajamento no Facebook somaram mais de 8 mil interações e mostraram a integração do assistente com a Amazon Music, com os artistas mencionando a Alexa em suas publicações. Além disso, o lançamento de um carro da Lamborghini integrado e um acessório para bicicleta mostraram o voice bot entrando na mobilidade urbana.

Já para o Google Assistente, os posts mais engajados no Facebook somaram 3 mil interações e mostraram a integração do assistente com roteadores de Wifi, com o novo Toyota Corolla e com o banco digital Nubank.

Os dois sistemas tiveram mais menções feitas por homens do que por mulheres segundo dados do Buzzmonitor Trends. O termo “Google Assistente” teve 19% de menções feitas por homens e 9% por mulheres, enquanto “Amazon Alexa” teve 22,4% e 16,5%, respectivamente.

Os dois assistentes tiveram 49,7% de menções com sentimento negativo. Por outro lado, nas avaliações positivas, o Google Assistente superou a Alexa: 11,3% contra 6,4%.

A distribuição por rede social das menções a Amazon Alexa contou com 87,80% no Twitter, 11,55% no Instagram e 0,65% no Facebook. Já o Google Assistente teve uma parcela maior no Instagram, com 38,83% das menções, além de 58,87% no Twitter 2,30% no Facebook.

Buzzmonitor Trends é uma ferramenta gratuita da plataforma Buzzmonitor que permite consultas rápidas a históricos de até 30 dias do buzz sobre qualquer tema a partir de um termo pesquisado. Os dados exibidos no Buzzmonitor Trends são posts e comentários que coletamos em algum momento em uma das 60.000 contas que temos na plataforma, seja através do monitoramento de hashtags ou perfis (Instagram) ou de Fanpages (Facebook). 

 

O Buzzmonitor Trends gratuito entrega:

Série Histórica do tema: hoje, 24h, 7 dias e 30 dias (ou mais para assinantes do Buzzmonitor);

Compartilhamento do tema por rede (share);

Gênero automático de quem publicou;

Sentimento automático;

Top 6 Posts por engajamento no Facebook, Instagram e Twitter.


Acesse agora o Buzzmonitor Trends: https://trends.buzzmonitor.com.br/

 

Solicite um consultor

Comentários

Deixe um comentário