Alcance, esse velhinho das métricas, voltou à moda!

Monitoramento Redes Sociais

1983 visualizações

Alcance, esse velhinho das métricas, voltou à moda!

Alcance, por definição, é o número usuários únicos que viram sua publicação. Sempre que seu post é mostrado no feed de notícias para alguém significa que este internauta viu seu post, ou seja, foi alcançado.

Alcance é uma métrica antiga. Ela foi criada em 1950, na Era de Ouro do Rádio, quando surgiu a necessidade de entender a quantidade média de vezes que a publicidade veiculada nos rádios atingia sua audiência. Arthur Charles Nielsen, Engenheiro Elétrico, foi responsável por aprimorar esta métrica com análises mais profissionais sobre o investimento publicitário no rádio, dentre eles o reach (o alcance). Para saber mais, confira este artigo de José Calazans.

Por pressão dos anunciantes, o Facebook teve que se render e implantar o alcance, permitindo a comparação da mídia online com mídias mais tradicionais. Em janeiro de 2017, a empresa anunciou uma parceria com a Nielsen DAR, que passou a permitir a visualização do alcance do público e assim entender o êxito (ou fracasso) das campanhas. Saiba mais aqui.

A importância do alcance é entender como seu conteúdo está sendo distribuído. Quantas pessoas são atingidas pela sua publicação nas redes sociais? Alcance se tornou essencial e por isso é importante acompanhá-lo diariamente.

Exemplo de alcance de uma publicação

 

O alcance total pode ser classificado de duas formas:

  • Alcance Orgânico - número de pessoas que viram sua publicação no feed porque acompanham sua página.
  • Alcance Patrocinado - número de pessoas que visualizaram seu post por meio de um anúncio.

OBS! Apenas é possível acompanhar o alcance das páginas que você é administrador e que você cadastrou na conta do Buzzmonitor. Ou seja, não é possível acompanhar o alcance de uma marca concorrente, por exemplo, já que você não é administrador das páginas do concorrente.

Apenas o alcance em si às vezes é muito pouco para entender o impacto das suas publicações. Medir o engajamento também pode ajudar analistas de social media a acompanharem o efeito das publicações nas redes sociais.

 

E qual a diferença entre alcance e engajamento?

O alcance, como explicamos anteriormente, é a métrica que mostra apenas quantas pessoas “passaram” pela sua publicação, ou seja, para quantos internautas seu post apareceu na timeline.

Já o engajamento leva em consideração a quantidade de likes, compartilhamentos e comentários na postagem, ou seja, quantas pessoas de fato se engajaram com sua publicação e fizeram uma ação. Verificar o engajamento das publicações junto com o acompanhamento do alcance é fundamental para entender os resultados das suas publicações nas redes sociais e pensar em estratégias para otimizar ainda mais esses números.

 

Como obter a métrica Alcance?

O Buzzmonitor entrega apenas a métrica de Alcance para o Facebook. Ainda não é possível monitorar esta métrica para as demais redes sociais.

  • O primeiro passo é sincronizar sua conta do Facebook com o Buzzmonitor. Vá até Configurações e faça o login da sua conta do Facebook nos ícones abaixo. Você deve ser administrador da página, ou seja, ter um acesso CRM para conseguir acessar os dados de Alcance.

 

Outra possibilidade é ordenar os posts de acordo com o seu alcance, ou seja, mostrar na timeline do Buzzmonitor, em ordem decrescente, os posts do maior ao menor alcance, possibilitando uma melhor compreensão do desempenho do conteúdo da marca.

Abaixo mostraremos como configurar o relatório para visualizar os posts em ordem decrescente de Alcance.

  • Vá em Ver todos os filtros. Em Filtros, selecione o período que deseja monitorar e na barra de serviços selecione apenas Facebook.

 

  • Depois selecione a opção Alcance na barra embaixo do gráfico para ordenar os posts de acordo com os dados de alcance. O primeiro post na timeline será o com maior alcance e assim sucessivamente. E para visualizar o alcance de cada publicação, basta analisar o número ao lado das reactions. 

 

Pronto! Agora você poderá acompanhar o alcance de cada publicação da sua marca e determinar possíveis melhorias na forma como é feito o conteúdo de suas postagens.

Lembre-se: métricas são fundamentais no momento de tomadas de decisão. Dados são os melhores argumentos de uma marca e são eles que determinam o futuro das suas estratégias em Social Media.

Dica: 16 maneiras de ordenar posts e comentários da sua marca!

 

Comece agora mesmo a monitorar o alcance das publicações da sua marca!

USE GRÁTIS O BUZZMONITOR

Comentários

Deixe um comentário