A sua marca tem um grupo no Facebook? Ela pode estar perdendo uma grande oportunidade

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A sua marca tem um grupo no Facebook? Ela pode estar perdendo uma grande oportunidade

Agora as marcas têm a possibilidade de responder como páginas dentro de grupos do Facebook sem a necessidade de criar um perfil pessoal para interagir em nome da marca. Isso oferece uma série de oportunidades e insights para fazer interações diretamente com o consumidor.

 

As oportunidades para as marcas

  • Atendimento VIP aos consumidores: são pessoas que podem receber atendimento e conteúdo personalizado no grupo, sem a necessidade de entrar na fila normal de atendimento das páginas Facebook. Ou seja, grupos de consumidores VIP podem ser convidados para estes grupos, como por exemplo influenciadores, tendo assim um atendimento rápido, exclusivo e personalizado.
  • Atendimento especializado: falando em atendimento personalizado, uma marca pode criar um grupo especializado em determinados produtos para esclarecer dúvidas e realizar um atendimento específico sobre determinadas demandas. Uma operadora de telefonia móvel, por exemplo, pode ter um grupo apenas sobre o iPhone. Consumidores que também são especialistas no tema podem ajudar no atendimento, de forma que o problema seja solucionado com mais rapidez, precisão e eficácia.  YouTubers e Bloggers podem ser convidados para produzir conteúdo especial para os grupos.
  • Programas de incentivo: marcas que têm franqueados ou força de vendas podem reunir todos os seus times em apenas um grupo para gerenciá-los com mais facilidade.
  • Grupos de Influenciadores: ao fazer uma campanha para incentivar influenciadores, é possível convidá-los para participar de um grupo fechado no Facebook. Neste grupo, surge a possibilidade da marca conversar diretamente com os influenciadores, tornando mais fácil a mensuração do Influencer Lifetime Value. Veja aqui o que é o Influencer Lifetime Value. 
  • Pré-teste” de campanhas: a marca pode criar um grupo com consumidores que testarão previamente campanhas e até mesmo poderão fazer a co-criação de peças junto com o grupo, aumentando a possibilidade de criação de campanhas mais assertivas e que tragam resultados mais positivos para as marcas.

 

Como responder em um grupo como marca

1 - Crie um grupo no Facebook para que você se torne administrador do mesmo (apenas é possível vincular à sua página grupos dos quais você é administrador).

2 - Vá até sua página e clique na guia “Grupos” do lado esquerdo. Se esta guia não estiver aparecendo para você, veja aqui como ativá-la.  

3 - Depois clique em “Vincular seu grupo”, selecione o grupo que deseja vincular  e pronto! Os visitantes da sua página agora poderão também interagir com os grupos vinculados a ela e assim você poderá respondê-los dentro do próprio grupo como marca.

 

Como criar um Dashboard de um grupo no Buzzmonitor

Com o Buzzmonitor é possível coletar os dados de grupos do Facebook, desde que eles não sejam privados nem secretos. Nesses casos, apenas o administrador do grupo poderá recuperar os dados do grupo via API.

1 - No Buzzmonitor, vá até “Marcas” na engrenagem do lado superior direito e clique em “Busca avançada”.

2 - Selecione “Facebook”, insira a URL do grupo que deseja monitorar, clique em “Salvar” e nomeie seu novo projeto.  

3 - Pronto! Basta procurar a pasta de seu projeto na aba “Monitoring” do Buzzmonitor e selecionar a opção “Ver como Dashboard” para visualizar todos os relatórios do seu grupo.

 

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