14 relatórios para monitorar as redes sociais

Monitoramento Redes Sociais

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14 relatórios para monitorar as redes sociais

O monitoramento de redes sociais começou a ser usado pelas empresas há mais de uma década, mas somente nos últimos anos percebemos que escutar o que é dito na internet vai além do buzz sobre campanhas publicitárias ou gestão de crises.

Um olhar sobre o consumidor e seu comportamento digital pode transformar dados em insights para áreas distintas, como Marketing, Pesquisa de Mercado, Comunicação e Relacionamento.

Pensando nisso, separamos 14 relatórios que ajudam as marcas a:

 

Acompanhar a evolução diária, por hora e por rede social das suas páginas

Em um projeto de monitoramento, é fundamental saber o volume de mensagens que suas páginas nas redes sociais recebem. Entender as interações de sua página permite conhecer a real demanda para a equipe de atendimento, por exemplo. Por isso, criamos três relatórios básicos:

 

1. Evolução Diária: Volume diário de mensagens de usuários recebidas na página ou menções espontâneas.

 

 

2. Evolução por Hora: Volume de mensagens de usuários recebidas na página por hora. Essa métrica ajuda a definir também os horários “nobres” da marca, ou seja, em quais momentos do dia a página tem mais demanda.

 

 

3. Evolução por Rede Social: Volume de mensagens de usuários recebidas em cada rede social. Permite conhecer as redes sociais com mais demanda e entender onde está o seu público.

 


 

Monitorar os assuntos mais citados pelos consumidores e influenciadores

A sua marca está falando sobre o que seu público quer saber? Monitorar a agenda do consumidor e dos influenciadores é essencial para garantir um conteúdo coerente e pensar em novas ações de marketing. Faça isso de forma simples acompanhando estes dois relatórios:

 

4. Assuntos mais citados: Temas mais citados pelos consumidores e pela marca nas redes sociais.

 

 

5. Assuntos mais citados por influenciadores: Temas mais citados pelos usuários com mais de 25 mil seguidores nas redes sociais, pelo padrão do Buzzmonitor. O número de seguidores desejado pode ser alterado. 

OBS: Disponível apenas para Twitter.

 


 

Observar as hashtags mais utilizadas pela marca e pelo consumidor

Usadas para compartilhar ideias ou movimentos sociais, as hashtags podem ajudar a descobrir quais temas estão engajando seus consumidores e quais os seus hábitos. Por exemplo: #foconadieta, #fitness, #projetoverão indicam um público preocupado com uma vida saudável. Será que a sua marca está usando essas hashtags também? Descubra com os relatórios abaixo:

 

6. Hashtags mais utilizadas pela marca: Hashtags mais usadas pela própria marca nas redes sociais.

 

 

7. Hashtags mais utilizadas pelo consumidor: Hashtags mais compartilhadas pelos consumidores nas redes sociais.

 

 

Compreender o perfil do consumidor e do influenciador

Antes de vender um produto ou serviço, as marcas precisam conhecer seus consumidores. Como falamos no início, o monitoramento com esse objetivo pode trazer insights e aliar diversas áreas da empresa.

8. Consumidores mais engajados: Usuários que mais participam das publicações da página. Conheça os fãs da marca e também os detratores: crie ações para estreitar o relacionamento com os consumidores.

 

 

9. Gênero do Consumidor: Separação por gênero dos usuários que mencionam a marca.

OBS: A coleta pode ser comprometida com "desconhecidos", caso você não seja administrador das contas monitoradas.

Importante! O dado de gênero é apenas para Twitter, Facebook e Youtube. O Instagram entra na porcentagem dos desconhecidos.

 

 

10. Localização do Consumidor: Localização - estados ou cidades - em que estão os usuários que falam sobre a marca.

OBS: Disponível apenas para Twitter.

 

 

11. Perfil do Consumidor: Termos mais usados na minibiografia dos usuários no Twitter. A bio é uma ótima fonte de informações sobre preferências e hábitos do consumidor.

OBS: Disponível apenas para Twitter e Youtube.

 

12. Perfil do Influenciador: Termos mais usados na minibiografia dos usuários com mais de 25 mil seguidores, pelo padrão Buzzmonitor. É possível alterar o número de seguidores. 

OBS: Disponível apenas para Twitter.

 

 

 

 

Analisando o engajamento

Para completar sua análise, descubra quais publicações tiveram maior alcance. O engajamento é importante para entender se sua campanha está atingindo o que foi planejado. Veja abaixo os gráficos: 

13. Posts mais engajados: Quais publicações tiveram o maior engajamento. É possível colocar divisões, como por sentimento dos posts, por exemplo.

 

14. Posts mais engajados do projeto: É útil para medir o engajamento em comparação com concorrentes ou entre franquias. Exibe o post mais engajado em cada projeto no Buzzmonitor.

 

 

 

Comece o seu projeto de monitoramento com o Buzzmonitor.

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