12 relatórios para monitorar as redes sociais

Monitoramento Redes Sociais

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12 relatórios para monitorar as redes sociais

O monitoramento de redes sociais começou a ser usado pelas empresas há mais de uma década, mas somente nos últimos anos percebemos que escutar o que é dito na internet vai além do buzz sobre campanhas publicitárias ou gestão de crises.

Um olhar sobre o consumidor e as categorias é outra possibilidade quando o tema é monitoramento e pode transformar dados em insights para áreas distintas, como Marketing, Pesquisa de Mercado, Comunicação e Relacionamento.

Pensando nisso, separamos 12 relatórios que irão auxiliar as marcas a:

Acompanhar a evolução diária, por hora e por rede social das suas páginas

Em todo projeto de monitoramento é imprescindível ter ideia de qual é o volume de mensagens de consumidores que suas páginas nas redes sociais recebe. É entendendo quão movimentado é seu perfil que será possível estabelecer um número de analistas para a equipe de SAC 2.0, por exemplo.

Para isto pensamos em três relatórios básicos:

1. Evolução Diária (Daily Evolution) - Mostra o volume diário de mensagens de usuários recebidas na página.

 

2. Evolução por Hora (Hourly Evolution) - Mostra o volume de mensagens de usuários recebido na página por hora. Esta métrica ajuda a definir também os horários “nobres” da marca, ou seja, em quais momentos do dia a página tem mais demanda.

 

3. Evolução por Rede Social (Social Network Evolution) - Mostra o volume de mensagens de usuários recebido em cada rede social. Neste caso é interessante se manter atento às redes sociais com mais demanda e entender onde está o seu público.


 

Monitorar os assuntos mais citados pelos consumidores e influenciadores

A sua marca está falando sobre o que seu público quer saber? Monitorar a agenda do consumidor e, agora, dos influenciadores é essencial para garantir um conteúdo coerente e também pensar em novas ações de marketing. Faça isto de uma maneira muito simples acompanhando esses dois relatórios:

4. Assuntos mais citados (Most Popular Topics) - Mostra os temas mais citados pelos consumidores e pela marca nas redes sociais.

 

5. Assuntos mais citados por influenciadores (Most Popular Influencer Topics) - Mostra os temas mais citados pelos usuários com mais de 25 mil seguidores nas redes sociais (este número pode ser alterado no menu Edit Report do Buzzmonitor).


 

Observar as hashtags mais utilizadas pela marca e pelo consumidor

Utilizadas para compartilhar ideias ou movimentos sociais, as hashtags podem ajudar a descobrir quais temas estão engajando seus consumidores no momento e também os hábitos que eles possuem. Por exemplo: #foconadieta, #fitness, #projetoverão indicam um público preocupado com uma vida saudável. Será que a sua marca está usando essas hashtags também? Observe isto com os relatórios abaixo:

6. Hashtags mais utilizadas pela marca (Top Brand Hashtags) - Mostra as hashtags mais usadas pela própria marca nas redes sociais.

 

7. Hashtags mais utilizadas pelo consumidor (Top Consumer Hashtags) - Mostra as hashtags mais usadas pelos consumidores nas redes sociais.


 

Compreender o perfil do consumidor e do influenciador

Antes de vender um produto ou serviço, o objetivo de uma marca deve ser conhecer o seu consumidor. Como falamos no início, é desta maneira que o monitoramento irá trazer insights e aliará diversas áreas da empresa.

8. Consumidores mais engajados (Top Engaged Consumers) - Mostra os usuários que mais participam das publicações da página. Conheça os fãs da marca e também os detratores: crie ações para estreitar o relacionamento com os consumidores.

 

9. Gênero do Consumidor (Consumer Gender) - Mostra os usuários que falam sobre a marca separados por gênero.

 

10. Localização do Consumidor (Consumer Location) - Mostra em quais estados ou cidades estão os usuários que falam sobre a marca.

 

11. Perfil do Consumidor (Consumer Profile) - Mostra os termos mais usados na minibiografia dos usuários no Twitter e no Instagram. A bio é uma ótima fonte de informações sobre preferências e hábitos do consumidor.

 

12. Perfil do Influenciador (Influencer Profile) - Mostra os termos mais usados na minibiografia dos usuários com mais de 25 mil seguidores no Twitter e no Instagram (este número também pode ser alterado).

 

Comece o seu projeto de monitoramento com o Buzzmonitor.

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