12 relatórios para monitorar as redes sociais

Monitoramento Redes Sociais

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12 relatórios para monitorar as redes sociais

O monitoramento de redes sociais começou a ser usado pelas empresas há mais de uma década, mas somente nos últimos anos percebemos que escutar o que é dito na internet vai além do buzz sobre campanhas publicitárias ou gestão de crises.

Um olhar sobre o consumidor e as categorias é outra possibilidade quando o tema é monitoramento e pode transformar dados em insights para áreas distintas, como Marketing, Pesquisa de Mercado, Comunicação e Relacionamento.

Pensando nisso, separamos 12 relatórios que irão auxiliar as marcas a:

 

Acompanhar a evolução diária, por hora e por rede social das suas páginas

Em todo projeto de monitoramento é imprescindível ter ideia de qual é o volume de mensagens de consumidores que suas páginas nas redes sociais recebe. É entendendo quão movimentado é seu perfil que será possível estabelecer um número de analistas para a equipe de SAC 2.0, por exemplo.

Para isto pensamos em três relatórios básicos:

1. Evolução Diária (Daily Evolution): mostra o volume diário de mensagens de usuários recebidas na página.

 

2. Evolução por Hora (Hourly Evolution): mostra o volume de mensagens de usuários recebido na página por hora. Esta métrica ajuda a definir também os horários “nobres” da marca, ou seja, em quais momentos do dia a página tem mais demanda.

 

3. Evolução por Rede Social (Social Network Evolution): mostra o volume de mensagens de usuários recebido em cada rede social. Neste caso é interessante se manter atento às redes sociais com mais demanda e entender onde está o seu público.


 

Monitorar os assuntos mais citados pelos consumidores e influenciadores

A sua marca está falando sobre o que seu público quer saber? Monitorar a agenda do consumidor e, agora, dos influenciadores é essencial para garantir um conteúdo coerente e também pensar em novas ações de marketing. Faça isto de uma maneira muito simples acompanhando esses dois relatórios:

4. Assuntos mais citados (Most Popular Topics): mostra os temas mais citados pelos consumidores e pela marca nas redes sociais.

 

5. Assuntos mais citados por influenciadores (Most Popular Influencer Topics): mostra os temas mais citados pelos usuários com mais de 25 mil seguidores nas redes sociais.

OBS: esta métrica está disponível apenas para Twitter. 


 

Observar as hashtags mais utilizadas pela marca e pelo consumidor

Utilizadas para compartilhar ideias ou movimentos sociais, as hashtags podem ajudar a descobrir quais temas estão engajando seus consumidores no momento e também os hábitos que eles possuem. Por exemplo: #foconadieta, #fitness, #projetoverão indicam um público preocupado com uma vida saudável. Será que a sua marca está usando essas hashtags também? Observe isto com os relatórios abaixo:

6. Hashtags mais utilizadas pela marca (Top Brand Hashtags): mostra as hashtags mais usadas pela própria marca nas redes sociais.

 

7. Hashtags mais utilizadas pelo consumidor (Top Consumer Hashtags): mostra as hashtags mais usadas pelos consumidores nas redes sociais.


 

Compreender o perfil do consumidor e do influenciador

Antes de vender um produto ou serviço, o objetivo de uma marca deve ser conhecer o seu consumidor. Como falamos no início, é desta maneira que o monitoramento irá trazer insights e aliará diversas áreas da empresa.

8. Consumidores mais engajados (Top Engaged Consumers): mostra os usuários que mais participam das publicações da página. Conheça os fãs da marca e também os detratores: crie ações para estreitar o relacionamento com os consumidores.

 

9. Gênero do Consumidor (Consumer Gender): mostra os usuários que falam sobre a marca separados por gênero.

OBS: esta entrega pode ser comprometida com muitos "desconhecidos" caso você não seja administrador das contas monitoradas.

 

10. Localização do Consumidor (Consumer Location): mostra em quais estados ou cidades estão os usuários que falam sobre a marca.

OBS: esta métrica está disponível apenas para Twitter. 

 

11. Perfil do Consumidor (Consumer Profile): mostra os termos mais usados na minibiografia dos usuários no Twitter e no Instagram. A bio é uma ótima fonte de informações sobre preferências e hábitos do consumidor.

OBS: esta métrica está disponível apenas para Twitter. 

 

12. Perfil do Influenciador (Influencer Profile): mostra os termos mais usados na minibiografia dos usuários com mais de 25 mil seguidores.

OBS: esta métrica está disponível apenas para Twitter. 

 

 

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