12 métricas essenciais para gerenciar sua marca no Facebook

Ter uma presença social no Facebook significa tempo, investimento e, acima de tudo, uma boa ferramenta de monitoramento. Medir o desempenho de sua página significa ir além  da contabilidade do número de “likes” na página.

Pensando nisso, a E.life disponibilizou o Facebook Page Performance (FPP), um módulo incluído no Social Analytics do Buzzmonitor, que conta com 12 relatórios essenciais para a gestão de presença da sua marca no Facebook. Esses relatórios permitem medir a performance da página administrada e comparar essas métricas com as páginas concorrentes, independente da categoria.

1 – Engagement

Engajamento é um conceito utilizado para medir o quanto os fãs e usuários da rede se envolvem com a sua marca. No Facebook, observar o engajamento significa acompanhar a participação dos usuários em suas publicações. É através do total de likes, compartilhamentos e comentários de um post que se quantifica esse envolvimento. Quanto maior o envolvimento dos fãs com um post, maior o engajamento.

2 -Talking About

A Talking About é essencial para compreender o engajamento na sua página de uma forma mais abrangente. É esta métrica que contabiliza todas as histórias que envolvem a sua página de alguma forma, seja dentro ou fora do Facebook.

3 – Interactions

Representa o total de interações diárias/semanais/mensais com a sua página. Basicamente, existem três tipos de interações: likes, comentários e compartilhamentos. Esta métrica influencia a taxa de Engagement e o número final de Talking About.

4 -Top Users

A Top Users refere-se aos usuários que mais publicaram em sua página. É possível observar uma lista com os nomes dos usuários, número de posts e comentários publicados, a data da última atividade deles na página, likes recebidos e um link direto para seus perfis. Clicando em DETAILS ainda é possível conhecer todas as interações dos usuários.


5 -Fans

Monitorar o crescimento dos fãs de uma página é o tipo de relatório que os gestores de marketing mais gostam. Este número é importante para compreender a audiência potencial que a sua página poderia ter.

6 – Post Types

Analisando os relatórios Engagement, Talking About e Interactions, é possível ter um bom parâmetro de como está o desempenho da marca em relação aos seus concorrentes. Mas, ainda assim, é possível investigar mais a fundo. Por que não olhar quais são os formatos de post (imagem, enquete, status ou vídeo) mais publicados pela sua marca em comparação com seu benchmarking?

7 – Engagement by Post Type

Você já sabe que mais do que ouvir o que falam do seu produto nas redes, é preciso monitorar seus concorrentes. Por isso é importante visualizar qual marca obteve melhor performance de engajamento por determinado tipo de postagem. A Engagement by Post Type calcula, em percentagem, qual o formato de post mais usado para interagir com os seguidores da sua página.

8 – Page Posts

Page Posts permite visualizar a atividade de uma determinada página, saber a quantidade diária de postagens e também o número total durante um período definido. É o fim da dúvida: minha página está publicando muito ou pouco? Agora monitorando sua página em comparação com os concorrentes é possível ter uma visão de como está o mercado.

9 – Posts

Você já sabe qual o formato mais usado pela concorrência através da Post Type e definiu a sua periodicidade de acordo com os relatórios mostrados na Page Posts, certo? Com a Posts você também poderá observar todas as postagens de páginas concorrentes ou de usuários, levando em consideração o sentimento, a forma, o tipo de interação e o período.É possível saber especificamente qual o post – uma imagem, status, vídeo ou enquete – que recebeu maior engajamento e se ele foi positivo ou negativo. Através da soma dessa análise com a Post Type e Page Posts no Buzzmonitor, investigar e compreender o seu público-alvo se torna um processo muito mais prático e eficiente.

10 – Response Time e Response Rate

Uma maneira muito eficaz para você descobrir se os posts de usuários estão sendo respondidos em uma velocidade adequada, é o relatório Response Time. Com ele é possível classificar as respostas por alcance de tempo, mensurando quantos dias, horas ou minutos a marca levou para interagir com o seguidor.

Enquanto isso, a Response Rate quantifica em números absolutos os posts que foram e não foram respondidos pelas marcas durante um período determinado.

11 – User Posts

A métrica User Posts é um modo de você se manter atento aos posts realizados pelos usuários no mural da sua página. Ela quantifica os comentários diariamente e contabiliza o total durante uma semana, mês ou qualquer período customizado.

12 – Summary

A métrica Summary resume quais foram as principais métricas consolidadas pela a sua marca e pelas marcas concorrentes durante a semana, mês ou ano. Desse modo, é muito mais simples avaliar quais os pontos fortes e fracos da sua estratégia de mídias sociais, e quais precisam ser corrigidos. Além disso, organizar os resultados que serão apresentados no relatório de monitoramento se torna uma tarefa menos complicada, afinal o Buzzmonitor já terá feito todos os cálculos para você. O seu trabalho será apenas explicar ao cliente como interpretar cada métrica.

Para saber mais sobre as 12 métricas de monitoramento, acesse o site do Buzzmonitor, baixe o e-book e tenha acesso gratuito ao FPP durante um mês.

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