Social Media na Prática: a anatomia do Snapchat


 

 

Há 2 qualidades fundamentais que tornam o Snapchat tão importante para o marketing das marcas:

1) Fear of Missing Out (FOMO): há um sentido de urgência em torno do aplicativo, visto que os snaps têm um tempo estimado de vida de 10 segundos e as stories duram cerca de 24 horas.

2) A arte do Storytelling: os jovens sentem uma gratificação instantânea ao compartilhar histórias e experiências de vida, e sentem o mesmo em relação a conteúdos de formato semelhante, criados por pessoas ou marcas que sejam próximas.
 

Alguns fatos que comprovam a popularidade crescente do app:

  • Mais de 4 milhões de fotos e vídeos são compartilhados por usuários do Snapchat todos os dias;
  • Um estudo da E.life, que analisou o perfil de estudantes no Twitter, identificou que 70% desses usuários colocam em sua bio o perfil do Snapchat;
  • Os Snapchat story são vistos mais de 500 milhões de vezes por dia;
  • Mark Zuckerberg ofereceu 3 bilhões de dólares para comprar o Snapchat, que simplesmente rejeitou a oferta.

Snapchat com marcas: Sephora tem aposta ganha

Conhecida pela sua presença digital excepcional, a Sephora foi uma das primeiras a marcar presença no Snapchat, criando sua conta no outono de 2014.

Sua estratégia para aumentar a exposição da marca na rede passa por promoções de concursos e ofertas, sobretudo por uma inteligente coordenação entre suas contas do Snapchat e Instagram.

Para encorajar o crescimento da audiência no Snapchat, a marca divulgou o sorteio de um vale-presente no valor de 500 dólares. Para ganhá-lo, os seguidores tinham que tirar uma foto de si mesmos e desenhar sobrancelhas falsas por meio do doodle no aplicativo. Esta imagem tinha que ser enviada para a conta da Sephora e, em seguida, para o Instagram com a hashtag #SephoraSnapsSweeps.

A marca logo percebeu que grande parte dos seus 2,3 milhões de seguidores no Instagram também estavam no Snapchat. A Sephora continua a aumentar sua presença com snaps sobre concursos, novos produtos, celebridades e behind-the-scenes. Esta aposta provou ser um grande acerto, pois atualmente a conta da Sephora, no Snapchat, é uma referência no assunto – além de ser uma das mais seguidas.

Snapchat na moda: realtime fashion

O Snapchat tornou-se uma ferramenta muito útil para a indústria da moda, principalmente por tornar esse mundo mais acessível à população. O caráter efêmero da plataforma permite às marcas se sentirem mais livres para compartilhar conteúdos mais ousados, que antigamente jamais divulgariam. Esse tipo de tática é particularmente eficaz com o público na rede, pois passa o sentimento de exclusividade que marcas de moda procuram transmitir aos seus consumidores.

Michael Kors, Rachel Zoe e Stella McCartney, ou marcas como Asos e Victoria Secrets, fizeram uma parceria com o Snapchat para cobrir os mais importantes eventos, como a Semana da Moda de Nova York, Londres e Austrália. Assim todos teriam a oportunidade de conhecer o backstage e outros momentos exclusivos.

Um dos snaps de Michael Kors recebeu 14,6 milhões de visualizações que, segundo a própria marca, significa um engajamento substancialmente superior a qualquer outro que tenha atingido nas redes sociais.

Na noite dos Emmys, no último dia 20 de setembro, a L’Oreal Paris USA fez a cobertura do evento, compartilhando momentos exclusivos do tapete vermelho e do behind-the-scenes, em sua conta no Snapchat @LOrealParisUSA.

Snapchat solidário: Dia Mundia de luta contra a AIDS

Na última semana, o Snapchat e a Fundação Bill e Melinda Gates estabeleceram uma parceria para angariar fundos para ajudar no combate e prevenção da AIDS. Para participar da campanha, bastava os usuários ativarem um dos filtros personalizados criados para o “Word’s AIDS Day”, disponíveis durante 24 horas.

Ainda não são conhecidos os resultados finais, mas já se prevê que, dada a dimensão da audiência desta ação, facilmente tenham chegado ao valor de 3 milhões de dólares.

Como descobrir se os seguidores da sua marca estão no Snapchat?

Com a métrica Top Bios, do Buzzmonitor, você consegue saber exatamente quais os consumidores do seu produto também estão no Snapchat.

COMO FAZER

Clone o relatório Top Bios e defina seu novo nome.

Selecione o período a ser monitorado. Na barra Serviços, marque apenas Twitter.
 

Vá em Twitter Only e preencha o campo Bio.

Aplicando essas configurações, você terá um relatório apenas com os usuários que colocam o perfil do Snapchat na bio do Twitter.

Cadastre-se agora e comece um projeto de monitoramento com o Buzzmonitor!

Social Media na Prática: a anatomia do Snapchat
Rolar para o topo